Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1422
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_2007_AdalbertoSilvaSantos.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, João Gabriel Lima Cruz-
dc.contributor.authorSantos, Adalberto Silva-
dc.date.accessioned2009-03-05T14:53:17Z-
dc.date.available2009-03-05T14:53:17Z-
dc.date.issued2007-07-
dc.date.submitted2007-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Adalberto Silva. Tradições populares e resistências culturais: políticas públicas em perspectiva comparada. 2007. 253 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1422-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.pt_BR
dc.description.abstractRevela a tendência a (re)ordenação e a (re)significação de campos de produção simbólica em países que, como Brasil e Espanha, venceram imposições autoritárias e criaram leis e estruturas próprias para o financiamento da cultura. Odesenvolvimento de processos de (re)ordenamentos administrativos que caracterizam aentrada desses países no rumo democrático levou à (re)significação dos valores quetradicionalmente os marcavam. No entanto, o (re)ordenamento administrativo nãoexplica toda a cultura que sobrevive na contemporaneidade, assim busca-se, por meiodesta tese, compreender como tal processo se institui, ou melhor, como aautonomização do campo de produção simbólica, ? interpretado como o conseqüentecontato do mundo da cultura com a esfera racional econômico-administrativa moderna ?se estabelece e, sobretudo, quais os limites e as possibilidades advindos quando asnovas formas de gestão dos recursos públicos para a cultura incluem as tradiçõespopulares. A tentativa de compreender a constituição de um novo campo cultural levouà análise das diretrizes gerais estabelecidas para a promoção e o fomento da cultura emduas unidades federativas dos países acima citados (Bahia e Catalunha). Nesses contextos, as conjunturas político-culturais que se desenham, após o fim das ditaduras,realçam o esforço dos governos locais em estimular processos de identificação edistinção, enquanto estratégia de desenvolvimento socioeconômico, que utilizam astradições da cultura popular como motor da potencialização dos elementos constituintesde narrativas de comunidades imaginadas. Diferentes correntes da sociologia sãoarticuladas na constituição deste estudo, buscando ressaltar a concepção damodernidade como produtora de atores reflexivos que, ao encontrarem as formulaçõesnecessárias para uma compreensão da nação como uma narrativa, habilmente,promovem por meio de inúmeras incursões sociais, a revitalização das tradições, constituindo atos simbólicos atravessados por processos de afirmação identitária. Apesquisa amparou-se em dois eixos: na análise e comparação de documentos oficiaisproduzidos por entidades locais, nacionais e supranacionais e no estudo comparado detranscrições de entrevistas realizadas com os proponentes de projetos culturais na linhade tradições populares e membros das entidades locais que gerenciam o financiamentopúblico da cultura. Para tanto, tomou-se como núcleos centrais de análise o Programa deIncentivo à Cultura do Estado da Bahia e o Centro de Promoção da Cultura Popular eTradicional Catalana. As análises realizadas nos dois contextos permitiram inferir que,ao eleger as áreas da cultura como elemento constitutivo da política de desenvolvimentosocioeconômico, os governos da Bahia e da Catalunha apostaram na constituição deprocessos de identificação e, conseqüentemente, de diferenciação, como estratégia localde inserção no mundo global que definem esses como de comunidades imaginadas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThis study shows the reverse ordination and significance tendencies of symbolic production fields in countries that, like Brazil and Spain, they won authoritarian impositions and they created laws and own structures for the culture financing. The administrative reorganization processes in development that characterize the entrance of those countries in the democratic direction took to the resignificance of the values that traditionally marked them. However, the administrative reorganization doesn't explain the whole culture that survives in the contemporary times; this theory looks to understand as such a process is instituted, or better, as the autonomization of the symbolic production field – interpreted as the consequent contact of the world of the culture with the economical-administrative rational modern sphere – settles down and, above all, which the limits and the possibilities coming when the new forms of public administration for culture include the popular traditions. The attempt to understand the constitution of a new cultural field took to the analysis of the general guidelines established above for the promotion and the fomentation of the culture in two federal units of the countries mentioned (Bahia and Cataluña). In those contexts, the politicalcultural conjunctures that they are drawn, after the end of the dictatorships, they enhance the local governments' effort for us to stimulate identification processes and distinction, while strategy of socioeconomic development, that use the traditions of the popular culture as motor of the of the constituent elements of imagined communities' narratives potentialization. Different sociology tendencies are articulate in the constitution of this study, looking for to emphasize a conception of the modernity while producing of reflexive actors that, to the they find the necessary formulations for an understanding of the nation as a narrative, knowingly, they promote through countless social incursions, the revitalization of the traditions, constituting symbolic actions crossed by processes identity statement. This research is based in two axes: in the analysis and comparison of official documents produced by local entities, national and supranational and in the comparison starting from transcriptions of interviews accomplished with the proposes of cultural projects in the line of popular traditions and members of the local entities that manage the public cultural financing, taking as central nuclei of analysis the Incentive Culture Program of the State of Bahia and the Promotion Center of the Popular and Traditional Culture Catalan. The accomplished analyses in the two contexts allowed to infer that, when choosing culture areas as constituent element of the development socioeconomic politics, the governments from Bahia and of Cataluña they bet in the constitution of identification processes and, consequently, of differentiation as local strategy to insert in the global world that define those as of imagined communities. ________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉpt_BR
dc.description.abstractCette étude révèle la tendance au (ré) rdonnement et à la (re)signification de champs de production symbolique dans des pays qui, comme le Brésil et l’Espagne, ont vaincu des impositions autoritaires et ont créé des lois et des structures propres pour le financement de la culture. Le développement de processus de (ré)ordonnement administratifs qui caractérisaient l’entrée de ces pays sur la voie démocratique a conduit à la (re)signification des valeurs qui, raditionnellement, les marquaient. Cependant, le (ré)ordonnement administratif n’explique pas toute la culture qui survit dans la contemporanéité, et c’est pour cela que l’on cherche, au moyen de cette thèse, à comprendre comment un tel processus s’institue, ou mieux, comment l’autonomisation du champ de production symbolique, - nterprété comme le contact du monde de la culture avec la sphère rationnelle économique et administrative moderne – s’établit et, surtout, quelles sont les limites et les possibilités qui adviennent quand les nouvelles formes de gestion des ressources publiques pour la culture incluent les traditions populaires. La tentative pour comprendre la constitution d’un nouveau champ culturel a conduit à l’analyse des directives générales établies pour la promotion et le développement de la culture dans les unités fédératives des pays cités ci-dessus (Bahia et Catalogne). Dans ces contextes, les conjonctures politiques et culturelles qui se dessinent, après la fin des dictatures, mettent en relief l’effort des gouvernements locaux pour stimuler des processus d’identification et de distinction, en tant que stratégie de développement socio-économique, qui utilisent les traditions de la culture populaire comme moteur de renforcement des éléments constitutifs des récits de communautés imaginées. Différents courants de sociologie sont mis en regard dans la constitution de cette étude, pour chercher à souligner la conception de la modernité comme productrice d’acteurs réflexifs qui, quand ils trouvent les formulations nécessaires pour une compréhension de la nation comme un récit, habilement, promeuvent au moyen d’innombrables incursions sociales, la revitalisation des traditions, constituant des actes symboliques traversés par des processus d’affirmation identitaire. La recherche s’est basée sur deux axes : sur l’analyse et la comparaison de documents officiels produits par des organismes locaux, nationaux et supranationaux et sur l’étude comparée de transcriptions d’interviews réalisées avec les promoteurs de projets culturels dans le cadre des traditions populaires et des membres des organismes locaux qui administrent le financement public de la culture. Pour cela, nous avons pris comme noyaux centraux d’analyse le Programme de Soutien à la Culture de l’État de Bahia et le Centre de Promotion de la Culture Populaire et Tradionnelle Catalane. Les analyses réalisées dans les deux contextes ont permis de conclure que, en élisant les secteurs de la culture comme élément constitutif de la politique de développement socio-économique, les gouvernements de Bahia et de Catalogne ont misé sur la constitution de processus d’identification et, par conséquent, de différenciation, comme stratégie locale d’insertion dans le monde global qui définissent ceux-ci comme étant de communautés imaginées.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTradições populares e resistências culturais : políticas públicas em perspectiva comparadapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPolíticapt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordCultura - financiamentopt_BR
dc.subject.keywordPolítica culturalpt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.