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Título: Efeito da quantidade de treino na reorganização das classes de equivalência em crianças
Autor(es): Cardoso, André Lepesqueur
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Comportamento - avaliação
Psicologia infantil
Psicologia experimental
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: CARDOSO, André Lepesqueur. Efeito da quantidade de treino na reorganização das classes de equivalência em crianças. 2013. viii, 59 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo investigou o efeito da quantidade de tentativas de treino das relações condicionais previamente treinadas antes dos testes (Revisão de Linha de Base) na formação, reorganização e restabelecimento de classes de equivalência. Doze crianças de cinco a seis anos de idade foram divididas em dois grupos que se diferenciavam pela ordem de exposição às duas condições experimentais: Condição 1 (com Revisão de Linha de Base) e Condição 2 (sem Revisão de Linha de Base). Cada condição era composta por três fases. Na Fase 1 foram treinadas três discriminações condicionais (AC, BC e AD) e verificada a formação de três classes de equivalência com quatro elementos cada. Na Fase 2 foi realizado o treino com reversão da relação AD, sendo mantido o treino das relações AC e BC, e a seguir foi testada a reorganização das classes em testes de reflexividade, simetria e equivalência. Na Fase 3 os treinos e testes da Fase 1 foram repetidos. Apenas quatro participantes (dois de cada grupo) foram expostos às duas condições experimentais. Na Condição 1, três dentre os seis participantes reorganizaram as classes e na Condição 2, nenhum dos seis participantes reorganizou. O treino com reversão de uma das relações condicionais de linha de base possibilitou a reorganização de classes de equivalência previamente estabelecidas. Também foi verificado que a exposição à condição com Revisão de Linha de Base resultou em um melhor desempenho na reorganização e no restabelecimento das relações originais, em comparação com a condição sem Revisão de Linha de Base, independentemente da ordem de exposição. Por fim, foi verificada a generalidade dos resultados obtidos por Garotti e de Rose (2007) com crianças e com um delineamento intra-sujeito. Sugere-se que estudos posteriores avaliem se a proximidade temporal dos treinos exerce função discriminativa em situações que envolvem contingências conflitantes, como as que caracterizam os procedimentos que investigam a reorganização e o restabelecimento de classes de equivalência. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study investigated the effect of exposure of conditional relations attempts previously trained before the tests (revision of baseline) on the formation, reorganization and restoration of equivalence classes. Twelve children from five to six years old were divided into two groups that differed from each other according to the order of exposure to two experimental conditions: Condition 1 (with Baseline Revision) and Condition 2 (without Baseline Revision). Each condition was composed of three phases. In Phase 1 three conditional discriminations were trained (AC, AD and BC) and it was observed the formation of three equivalence classes with four elements each. In Phase 2 training was conducted with the reversal of the AD relation, while the training of relations AC and BC was maintained, and then it was tested the reorganization of classes in reflectivity, symmetry and equivalence tests. In Phase 3 the training and testing of Phase 1 were repeated. Only four participants (two from each group) were exposed to both experimental conditions. In Condition 1, three out of six participants reorganized classes, and in Condition 2, none of the six participants reorganized classes. Training with the reversal of one of the baseline conditional relations enabled the reorganization of the previously established equivalence classes. It was also found that exposure to condition with Baseline Revision resulted in better performance on the reorganization and restoration of the original relations, compared to condition without Baseline Revision, regardless the order of exposure. Finally, it was verified the generality of the results obtained by Garotti and Rose (2007) with children and with a single-subject experimental design. It is suggested that further studies might try to evaluate if the temporal proximity of the training exert discriminative function in situations involving conflicting contingencies, such as those that characterize the procedures that investigate the reorganization and restoration of equivalence classes.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.
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