Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14300
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarinaArantesSantosVasconcelos.pdf705,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estrangeiros na obra de Milton Hatoum : leitura dos contos de a cidade ilhada
Autor(es): Vasconcelos, Marina Arantes Santos
Orientador(es): Pires, Maria Isabel Edom
Assunto: Hatoum, Milton Assi, 1952- crítica e interpretação
Literatura brasileira - história e crítica
Migração
Data de publicação: 10-Out-2013
Referência: VASCONCELOS, Marina Arantes Santos. Estrangeiros na obra de Milton Hatoum: leitura dos contos de a cidade ilhada. 2013. 79 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho identifica, no livro de contos A cidade ilhada, de Milton Hatoum, publicado em 2009, os personagens estrangeiros. O objetivo é mapear quantos são, quem são e como são representados, a partir, principalmente, de três dimensões: a Semiologia, a Psicanálise e as Ciências Sociais e Políticas. Um aspecto essencial é o fato de se tratar de uma coletânea de contos. Nesse sentido, considerações de natureza tipológica serão ponderadas, a partir dos estudos teóricos sobre esse gênero. A partir desse cenário, a intenção é traçar um olhar sobre o tema da imigração e sobre o conceito de ‘“estrangeiridade”’ na literatura brasileira, além de observar como o autor particulariza sua acepção. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work identifies, in the book of short stories A cidade ilhada, by Milton Hatoum, published in 2009, the foreign characters. The goal is to map as many they are, who they are and how they are represented, from, mainly, three dimensions: the Semiologic, the Psychoanalytical and the Social and Political Sciences. An essencial aspect is the fact of the text being a collectanea of short stories. In this case, considerations about this genre will be debeliberated. From this scenario, the intention is to trace a look at the issue of immigration and the concept of ‘foreigness’ in Brazilian literature, and observe how the author discusses its meaning.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.