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Título: A entonação no processo de ensino-aprendizagem de PLE : proposta didática para o ensino de modelos de entonação interrogativa do português do Brasil – estado de São Paulo
Autor(es): Mendes, Raquel Sena
Orientador(es): Unternbäumen, Enrique Huelva
Coorientador(es): Font-Rotchés, Dolors
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Língua portuguesa - entonação
Língua portuguesa - fonologia
Data de publicação: 16-Out-2013
Referência: MENDES, Raquel Sena. A entonação no processo de ensino-aprendizagem de PLE: proposta didática para o ensino de modelos de entonação interrogativa do português do Brasil – estado de São Paulo. 2013. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo oferecer orientações didáticas que propiciem a aquisição das distintas entonações interrogativas do português do Brasil por alunos de diferentes nacionalidades que tenham o intuito de dar um passo a mais em sua interlíngua, aprendendo a língua estrangeira (LE) também em nível fônico. A fim de alcançar esse objetivo, nesta pesquisa, são levados em consideração os principais métodos e abordagens que se propõem a trabalhar o aspecto oral da língua nas aulas de LE. Ademais, são analisados os seis livros didáticos de português como língua estrangeira (PLE) mais relevantes nessa seara e é verificado o tratamento da oralidade, em especial, da entonação, em cada um deles. Além disso, após essa análise, é feita a determinação dos padrões melódicos de enunciados interrogativos do português do Brasil de fala espontânea do estado de São Paulo, apresentando os instrumentos que permitem fazer descrições completas e objetivas da entonação de uma língua, tanto do ponto de vista fonético como fonológico. Para essa determinação, utilizou-se o método descrito e apresentado em forma de protocolo por Cantero e Font-Rotchés. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to provide teaching guidelines that facilitate the acquisition of distinct interrogative intonations of Brazilian Portuguese by the students of different nationalities who have intention to take a step further in their interlanguage, learning a foreign language (FL) also in phonic aspect. In this research, the main methods and approaches that propose to work the oral aspect of the language classes of FL are considered. Moreover, the six textbooks Portuguese as foreign language (PFL) more relevants in this field are analyzed and it is checked the treatment of orality, especially intonation, in each of them. Furthermore, after this analysis, it is made the determination of the melodic patterns of questioning statements of the Brazilian Portuguese spontaneous speech of São Paulo, with the tools that allow to make full descriptions and objective intonation of a language, both phonetic as phonological. For this determination, it is used the method described and presented in the form of protocol by Cantero and Font-Rotchés.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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