Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Costa, Sely Maria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2009-03-06T14:29:58Z | - |
dc.date.available | 2009-03-06T14:29:58Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, S. M. S. O novo papel das tecnologias digitais na comunicação científica. In: UFBA; IBICT. (Org.). Bibliotecas Digitais. Salvador, BA ; Brasília, DF: UFBA; IBICT, 2005, v. 1, p. 165-183. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1437 | - |
dc.description.abstract | A comunicação científica constitui
um dos tópicos que têm sido muito explorados e discutidos na ciência
da informação, ao longo das últimas quatro décadas. Por esse motivo,
tem contribuído de forma significativa para a construção de conhecimento
na área. Conseqüentemente, são vários os modelos teóricos, as abordagens
e os contextos encontrados na literatura para seu estudo. Isso,
por sua vez, reflete uma variedade de aspectos por meio dos quais o
processo de comunicação entre pesquisadores tem sido estudado. A partir
principalmente da década de 90, estudos sobre os impactos que a introdução
de tecnologias da informação no ambiente acadêmico provoca na
comunicação científica vêm contribuindo para o enriquecimento do debate
a respeito das questões pertinentes ao tópico e que são, por conseguinte,
relevantes para estudo.
Mais recentemente, observa-se um debate caloroso na literatura a
respeito de como a comunicação entre pesquisadores tem refletido as
mudanças provocadas pela introdução das tecnologias da informação no meio acadêmico. Uma dessas mudanças diz respeito às interações no
seio das comunidades científicas, assim denominadas de forma genérica,
visto que podem ser definidas em diferentes níveis. É importante destacar,
por exemplo, que, em um nível mais abrangente, o conceito de comunidade
científica inclui os pesquisadores, os bibliotecários, os provedores
de acesso à Internet, os centros de computação, editores, agências
de fomento etc. É nesse nível de abrangência, portanto, que se considera
a questão das tecnologias digitais e os modelos de comunicação científica
resultantes do seu uso, por pesquisadores acadêmicos, para comunicação
de suas pesquisas.
Desse modo, o capítulo aborda cinco questões consideradas essenciais
para a discussão do tema e apresenta um panorama sucinto sobre o
que pensam alguns autores que as têm debatido na literatura recente.
Primeiro, discute a questão da comunicação científica nos dias atuais,
apresentando um modelo híbrido que ilustra o processo de comunicação
científica em função da coexistência do meio impresso e do meio eletrônico
para comunicação da pesquisa. Segundo, comenta alternativas que
estão disponíveis aos pesquisadores para acesso à informação em termos
de serviços baseados no meio eletrônico. Terceiro, discorre sucintamente
sobre como o acesso aberto tem influenciado a discussão a respeito
da acessibilidade da informação científica no seio das comunidades
científicas, mais especificamente no que concerne às agências de fomento,
às universidades e aos editores. Quarto, argumenta como uma espécie
de "filosofia aberta" tem influenciado a comunicação científica hoje.
Finalmente, apresenta resultados de pesquisa que mostra quais reflexos
podem ser observados no Brasil, especialmente no que diz respeito às
iniciativas com arquivos abertos no país. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O novo papel das tecnologias digitais na comunicação científica | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt_BR |
dc.description2 | O presente capítulo compõe o livro "Bibliotecas Digitais" organizado pela Universidade Fedaral da Bahia (UFBA) e pelo Insituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
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