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2013_IgorVilasBoasdeFreitas.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Victor Gomes e-
dc.contributor.authorFreitas, Igor Vilas Boas de-
dc.date.accessioned2013-10-23T11:54:43Z-
dc.date.available2013-10-23T11:54:43Z-
dc.date.issued2013-10-23-
dc.date.submitted2013-06-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Igor Vilas Boas de. Aplicação de modelos de escolha discreta na estimação da demanda por serviços de acesso à internet. 2013. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14407-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho identificou e procurou quantificar o impacto dos principais determinantes da demanda domiciliar por acesso à internet no Brasil, a partir de dados disponíveis ao público em geral. Utilizou-se uma classe de modelos aplicada à estimação da demanda por produtos diferenciados (Modelos de Escolha Discreta), cujos recentes desenvolvimentos permitem controlar a endogeneidade dos preços e flexibilizar padrões de substituição entre as alternativas do conjunto de escolha dos consumidores. O nível da renda familiar, a escolaridade do responsável pelo domicílio e a presença de crianças e adolescentes no domicílio foram as variáveis demográficas estatisticamente significantes para explicar a decisão de compra de banda larga, embora não expliquem a escolha que se faz entre tecnologias fixas e móveis. Aplicou-se o método proposto por Berry, Levinsohn e Pakes (BLP) na estimação das elasticidades-preço diretas e cruzadas, em diferentes mercados, dos serviços fixos e móveis de banda larga. Os resultados indicam que as tecnologias fixa e móvel (3G) têm sido percebidas como substitutas para atender à demanda por conexão domiciliar à internet no País. O trabalho também servirá de orientação para pesquisas primárias que vêm sendo realizadas com o objetivo de acompanhar a disseminação da internet no Brasil, para que os dados levantados possam produzir estimativas consistentes e mais precisas dos principais parâmetros da demanda por banda larga e, assim, orientar a formulação e avaliação das políticas públicas no setor de telecomunicações. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper aims to evaluate the effects of some determinants of residential broadband demand in Brazil, supported only by public data. Recent developments on Discrete Choice Models, a class of econometric methods applied to differentiated products, allow to control for endogeneity derived from unobserved products attributes and avoid strong premises on substitution patterns by modeling heterogeneity on individual preferences. Family income, educational level and the presence of children and teenagers remain - in opposition to age of the head of family and household size - statistically significant to describe adoption of broadband, although those variables have not explained the choice between fixed and mobile technologies. The investigation concludes that fixed and mobile broadband services, as alternatives to provide home access, have been good substitutes since 3G launch in the country. The work will also guide future data gathering on internet dissemination, in order to allow consistent and precise estimates of demand parameters, which are important to design and evaluate public policies.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAplicação de modelos de escolha discreta na estimação da demanda por serviços de acesso à interneten
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordInternet - Brasilen
dc.subject.keywordServiços (Economia)en
dc.subject.keywordProvedores de serviços da Interneten
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