Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, César Augusto Tibúrcio | - |
dc.contributor.author | Serpa, Saulo Augusto Félix de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-25T21:11:21Z | - |
dc.date.available | 2013-10-25T21:11:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, César Augusto Tibúrcio; SERPA, Saulo Augusto Félix de Araújo. O efeito chamariz nas decisões de investimento. Faces: revista de administração, Belo Horizonte, v.11, n.1, p.48-65, 2012. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/facesp/article/view/1130>. Acesso em: 25 out. 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14426 | - |
dc.description.abstract | O estudo das finanças comportamentais vem ganhando destaque e sendo
objeto de diversos trabalhos acadêmicos. Muitos conceitos tradicionais
de economia, sobre o homem econômico, têm sido questionados, ao se
considerarem aspectos observados na prática. Principalmente, a partir
dos modernos estudos de economia comportamental, aponta-se que o
homem se comporta de maneira enviesada e irracional, para tomar suas
decisões. É infl uenciado por detalhes que podem levá-lo a fazer escolhas
menos vantajosas, relacionadas ao seu dinheiro, e nem mesmo se dar
conta disso. O efeito chamariz refere-se à infl uência que um item, a ser
escolhido, exerce sobre aqueles que farão uma escolha, inclusive levando-
os a tomar uma decisão que, anteriormente, era duvidosa, ou até mesmo
a mudar uma escolha anterior. Esse efeito mostra como o homem cria
falsas bases de comparação, para simplifi car um ambiente de escolha entre
opções. O trabalho faz uma pesquisa sobre uma decisão de investimento,
em que há duas situações, com a presença ou não de um chamariz, algo
que pode infl uenciar a decisão fi nal dos investidores. Participaram da pesquisa 386 alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis, de
cinco universidades, do Distrito Federal. Os alunos foram considerados
investidores capazes de analisar índices de liquidez e de julgar qual seria a
melhor opção para investir. Viu-se que as pessoas se sentem incentivadas
a investir em empresas nas quais foi criada uma falsa base de comparação,
pela presença do chamariz. Esse efeito é observado com maior intensidade
em alguns grupos específi cos de investidores. Sugere-se a elaboração de
novas pesquisas na área, com o objetivo de observar esse efeito em outras
situações e de divulgar o estudo das finanças comportamentais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The study of behavioral finance has gained prominence and has been
subject of several academic works. Many traditional concepts of economy
about the economic man have been proved questionable, when considering
features observed in practice. Mainly from the modern study of behavioral
economics, it is argued that man behaves in a irrational and biased way to
make their decisions. He is infl uenced by details that may lead him to make
less favorable money-related choices and not even realize it. The decoy
effect refers to the infl uence an item that must be chosen has over those
who will make a choice, including the effect of leading them to a decision
that was previously doubtful or even change an earlier choice. This effect
shows how man creates false comparison basis to simplify an environment
of choice among options. This scientifi c work makes a research on an
investment decision in which are two situations: with the presence or not
of a decoy, something that can infl uence the fi nal investors decision. The
participants were 386 undergraduate accounting students of 5 universities
in Distrito Federal, Brazil. The students were considered investors capable
of analyzing liquidity ratios and judge what would be the best option to
invest. It is seen that people feel encouraged to invest in those companies
on which was created a false comparison basis by the presence of the decoy. This effect is observed with greater intensity in some specifi c groups of
investors. It is suggested the development of new researches in the area,
in order to observe this effect in other situations and promote the study of
behavioral finance. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Universidade FUMEC | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | O efeito chamariz nas decisões de investimento | en |
dc.title.alternative | The decoy effect in investment choices | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Administração financeira | en |
dc.subject.keyword | Finanças comportamentais | en |
dc.subject.keyword | Marketing | en |
dc.rights.license | Revista de Administração FACES Journal - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte:http://www.fumec.br/revistas/index.php/facesp/index. Acesso em: 25 out. 2013. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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