Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Catalão, Vera Margarida Lessa | - |
dc.contributor.author | Aldè, Veronica | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-01T10:43:33Z | - |
dc.date.available | 2013-11-01T10:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.citation | ALDÈ, Veronica. Sustentando o cerrado na respiração do Maracá: conversas com os mestres Krahô. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14471 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2013. | en |
dc.description.abstract | A partir de conversas com os anciãos, professores e pesquisadores Krahô, foi desenvolvido um trabalho de mapeamento e tradução dos cânticos do Ritual do Milho (AmjekimPohy Jô Crow), um dos principais eventos do ciclo anual de plantios dessa etnia. O ritual, os cânticos, e a narrativa de ”Catxekwyj e a Árvore do Milho” nos revelaram as densas e sonoras relações existentes entre homens, ambientes e todas as formas de vida que povoam um dos mais antigos e complexos Sistemas Biogeográficos do planeta - o Cerrado. Os materiais resultantes dessa pesquisa (Dvd e Relatório de Pesquisa) - realizada na perspectiva da interculturalidade e da pesquisa participativa – nos deixam pistas importantes do potencial educativo contido nessas vozes e estéticas ainda tão pouco conhecidas. Refletindo sobre alguns temas específicos como sustentabilidade, alteridade e autoria indígena propomos um trançado pedagógico através da arte-educação, capaz de fazer germinar através do movimento criativo essas férteis sementes de cultura que muito contribuiriam na formação de novas gerações mais sensíveis e abertas aos diálogos interculturais e ás múltiplas “verdades” e conhecimentos que circulam continuamente na respiração pluriétnica nacional. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Sustentando o cerrado na respiração do Maracá : conversas com os mestres Krahô | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Etnologia | en |
dc.subject.keyword | Índios da América do Sul - Brasil | en |
dc.subject.keyword | Cerrados | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.contributor.advisorco | Tugny, Rosangela Pereira de | - |
dc.description.abstract1 | Building from the speech of their elderly, Kraho researchers and teachers have mapped and translated the Corn Rite chants (Amjekim Pohy Jô Crow), one of the main events of the annual planting cycle of this ethnic group. The rite, the chants and the "Catxekwyj and the Corn Tree" narrative have revealed the dense and resonant relations that exist between men, environment and all life forms tha people one of the oldest and more complex of our planet's Biogeographical Systems - the Cerrado. The outcomes of our research (DVD and report), accomplished in the perspective of interculturalism and participant research - lend us important clues of the educative potential of these still largely unknown voices and aesthetics. Considering some specific themes such as sustainability, alterity and indigenous authorship, we propose a pedagogical approach through art-education, capable of germinating, from the creative movement, these fertile seeds of culture, which could contribute to the upbringing of new generations to be more sensitive and open to iintercultural dialogue and to the multiple "truths" and knowledges that continuously spread in the pluriethnical breath of the land. | en |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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