Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14503
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoEmpiricoPercepcao.pdf347,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo empírico da percepção dos alunos de graduação em ciências contábeis do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais no financial reporting das empresas
Outros títulos: An empirical study of the perceptions of undergraduate students in accounting in the Federal District in regard to the causes of international differences in company financial reporting
Autor(es): Niyama, Jorge Katsumi
Mendonça, Ana Carolina dos Santos
Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Estudantes de Contabilidade
Demonstração financeira - desenvolvimento
Financial reporting
Data de publicação: Mai-2007
Editora: Universidade Regional de Blumenau
Referência: NIYAMA, Jorge Katsumi; MENDONÇA, Ana Carolina dos Santos; AQUINO, Ducineli Régis Botelho de. Estudo empírico da percepção dos alunos de graduação em ciências contábeis do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais no financial reporting das empresas. Revista universo contábil, Blumenau, v.3, n.2, p.22-38, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/216/187>. Acesso em: 04 nov. 2013.
Resumo: O artigo tem por objetivo avaliar o nível de percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis no âmbito do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais nos procedimentos de elaboração e apresentação das demonstrações financeiras (financial reporting) das empresas. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos de Ciências Contábeis nas cinco maiores Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem o referido curso de graduação no Distrito Federal. Observou-se pouca convergência nas opiniões dos alunos, revelando que estes não têm uma idéia consolidada sobre as causas das diferenças internacionais no financial reporting e uma clara evidência disto é que todos os itens receberam respostas variadas. Por outro lado, mediante análise de cluster, foram identificados dois grandes grupos, de certa forma similares ao que a literatura pesquisada considera como as mais ou menos importantes. Os resultados da pesquisa revelam que a disciplina Teoria da Contabilidade não tem oferecido, nas IES pesquisadas, um adequado arcabouço teórico sobre contabilidade internacional, que faça divergir substancialmente as respostas entre os alunos que cursaram e os que não cursaram a mencionada disciplina. Os resultados da pesquisa revelam que a contabilidade internacional é um assunto incipiente no âmbito acadêmico e que ainda não foram formadas opiniões sólidas sobre o tema. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of the article was to evaluate the level of perception of undergraduate accounting students studying in the Federal District in regard to the causes of international differences in the procedures for the elaboration and presentation of company financial reports. To do so, a questionnaire was applied to accounting students from the five largest institutes of higher learning (IES) in the Federal District that offer an undergraduate course in accounting. Little convergence was observed in students’ opinions, revealing that they do not have a solid idea about the causes of international differences in financial reports. Clear evidence of this is that all items received varied answers. On the other hand, cluster analysis identified two large groups, in a certain way similar to what the literature considers to be more or less important. The research results reveal that based on the IES researched, the subject entitled Accounting Theory has not offered an adequate theoretical scope about international accounting, which makes for substantial divergence between the responses of students that have taken the subject and those that have not. Research results reveal that international accounting is an incipient topic in the academic environment and that solid opinions on the theme have yet to form.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Revista universo contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/216/187. Acesso em: 31 out. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.