http://repositorio.unb.br/handle/10482/14503
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Título: | Estudo empírico da percepção dos alunos de graduação em ciências contábeis do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais no financial reporting das empresas |
Outros títulos: | An empirical study of the perceptions of undergraduate students in accounting in the Federal District in regard to the causes of international differences in company financial reporting |
Autor(es): | Niyama, Jorge Katsumi Mendonça, Ana Carolina dos Santos Botelho, Ducineli Régis |
Assunto: | Estudantes de Contabilidade Demonstração financeira - desenvolvimento Financial reporting |
Data de publicação: | Mai-2007 |
Editora: | Universidade Regional de Blumenau |
Referência: | NIYAMA, Jorge Katsumi; MENDONÇA, Ana Carolina dos Santos; AQUINO, Ducineli Régis Botelho de. Estudo empírico da percepção dos alunos de graduação em ciências contábeis do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais no financial reporting das empresas. Revista universo contábil, Blumenau, v.3, n.2, p.22-38, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/216/187>. Acesso em: 04 nov. 2013. |
Resumo: | O artigo tem por objetivo avaliar o nível de percepção dos alunos de graduação em Ciências
Contábeis no âmbito do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais nos
procedimentos de elaboração e apresentação das demonstrações financeiras (financial
reporting) das empresas. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos de Ciências
Contábeis nas cinco maiores Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem o referido
curso de graduação no Distrito Federal. Observou-se pouca convergência nas opiniões dos
alunos, revelando que estes não têm uma idéia consolidada sobre as causas das diferenças
internacionais no financial reporting e uma clara evidência disto é que todos os itens
receberam respostas variadas. Por outro lado, mediante análise de cluster, foram identificados
dois grandes grupos, de certa forma similares ao que a literatura pesquisada considera como
as mais ou menos importantes. Os resultados da pesquisa revelam que a disciplina Teoria da
Contabilidade não tem oferecido, nas IES pesquisadas, um adequado arcabouço teórico sobre
contabilidade internacional, que faça divergir substancialmente as respostas entre os alunos
que cursaram e os que não cursaram a mencionada disciplina. Os resultados da pesquisa revelam que a contabilidade internacional é um assunto incipiente no âmbito acadêmico e que
ainda não foram formadas opiniões sólidas sobre o tema. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of the article was to evaluate the level of perception of undergraduate accounting students studying in the Federal District in regard to the causes of international differences in the procedures for the elaboration and presentation of company financial reports. To do so, a questionnaire was applied to accounting students from the five largest institutes of higher learning (IES) in the Federal District that offer an undergraduate course in accounting. Little convergence was observed in students’ opinions, revealing that they do not have a solid idea about the causes of international differences in financial reports. Clear evidence of this is that all items received varied answers. On the other hand, cluster analysis identified two large groups, in a certain way similar to what the literature considers to be more or less important. The research results reveal that based on the IES researched, the subject entitled Accounting Theory has not offered an adequate theoretical scope about international accounting, which makes for substantial divergence between the responses of students that have taken the subject and those that have not. Research results reveal that international accounting is an incipient topic in the academic environment and that solid opinions on the theme have yet to form. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) |
Licença: | Revista universo contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/216/187. Acesso em: 31 out. 2013. |
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