Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14507
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MetricaReconhecerIdentidade.pdf193,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarreto Júnior, Eric Adrian Mattos-
dc.contributor.authorFreire, Fátima de Souza-
dc.contributor.authorCrisóstomo, Vicente Lima-
dc.contributor.authorPereira, Ednei Morais-
dc.date.accessioned2013-11-04T18:49:28Z-
dc.date.available2013-11-04T18:49:28Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationBARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos et al. Uma métrica para reconhecer a identidade corporativa de empresas brasileiras. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, v.6, n.2, p.107-120, maio/ago.2013. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/REBRAE?dd1=10190&dd99=view>. Acesso em: 04 nov. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14507-
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é apresentar uma métrica para reconhecer os elementos de identidade corporativa evidenciados nos relatórios administrativos de 33 empresas brasileiras que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Justifica-se o trabalho tendo em vista que assim como as pessoas têm uma identidade formada por diversas características, as organizações também têm uma identidade própria. A identidade da empresa é caracterizada por um conjunto de elementos que se inter-relacionam de acordo com seus objetivos e valores. O modelo de Melewar serviu de parâmetro para reconhecer 57 elementos da identidade corporativa das empresas, sendo eles: comunicação, design, cultura, comportamento, estrutura, indústria, estratégia, responsabilidade social corporativa (RSC) e reputação, além do termo “identidade” propriamente dito. Para cada item de identidade foram utilizados subgrupos, perguntas motivadoras para o direcionamento semântico dos trechos analisados e palavras-chave. Verifica-se que dos 1.881 itens analisados, 48% (902 itens) estão presentes nos relatórios das empresas brasileiras. A reputação e a RSC foram os elementos de maior evidenciação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper aims to present a measure to recognize the elements of corporate identity evidenced in administrative reports of 33 Brazilian companies that make up the Corporate Sustainability Index. The work is relevant considering that organization have their identity formed by several features. A firm's identity is characterized by a set of elements that are interrelated according to firm goals and values. Melewar's model has been a benchmark used to recognize 57 element of corporate identity of firms, namely: communication, design, culture, behavior, structure, industry, strategy, corporate responsability and reputation, besides the term "identity" itself. For each item of identitysubgroup, questions for semantic targeting of the segments analyzed, and keywords have been used. The findings indicate that among the 1,881 items analyzed, 48% (902 items) are present in the reports of Brasilian companies. The reputation and Corporate Social Responsibility were the elements most disclosed.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paranáen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUma métrica para reconhecer a identidade corporativa de empresas brasileirasen
dc.title.alternativeA measure to regognize corporate identity of Brazilian companiesen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEmpresas - avaliaçãoen
dc.subject.keywordEmpresas - Brasilen
dc.subject.keywordSustentabilidade empresarialen
dc.subject.keywordIdentidade corporativaen
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Estratégias - Licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/REBRAE?dd1=10190&dd99=view#. Acesso em: 1 nov. 2013en
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO01en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.