Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/14565
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ExisteEfeitoLiquidez.pdf270,69 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorMachado, Márcio André Veras-
dc.contributor.authorMedeiros, Otávio Ribeiro de-
dc.date.accessioned2013-11-11T18:58:19Z-
dc.date.available2013-11-11T18:58:19Z-
dc.date.issued2012-10-
dc.identifier.citationMACHADO, Márcio André Veras; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de. Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? Brazilian business review, Vitória, v.9, n.4, p.30-42, out./dez. 2012. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700>. Acesso em: 11 nov. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14565-
dc.description.abstractEste artigo teve por objetivo analisar se existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro. Além de analisar o efeito liquidez, este artigo avaliou a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e French (1993) em explicá-lo. Para isso, foram analisadas as empresas com ações negociadas na Bovespa, no período de 1995 a 2008. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, independentemente da proxy utilizada. O prêmio mensal variou de 0,83% a 2,19%, não ajustado ao risco, e de 1,77% a 2,78%, ajustado ao risco conforme CAPM, e de 1,24% a 3,04%, ajustado ao risco conforme modelo de três fatores, respectivamente. Observou-se, ainda, que o prêmio de liquidez não foi restrito ao mês de janeiro e não houve grandes alterações, ao serem utilizados períodos distintos na análise. Diante dessas evidências, a hipótese do presente artigo, de que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, não pode ser rejeitada. Ademais, constatou-se que tanto CAPM quanto o modelo de três fatores falham na explicação do efeito liquidez. Os resultados obtidos neste trabalho podem fomentar o estabelecimento de políticas corporativas que suavizem os custos de liquidez, isto é, que melhorem a liquidez dos títulos negociados, reduzindo, por consequência, o custo de capital. Dessa forma, uma empresa pode aumentar seu valor de mercado, melhorando a liquidez dos seus títulos e ações, uma vez que quanto menor o custo de capital, maior o valor da empresa.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherFundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finançasen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleExiste o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro?en
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordMercado de açõesen
dc.subject.keywordLiquidez (Finanças)en
dc.subject.keywordAtivos (Contabilidade)en
dc.subject.keywordMercado financeiroen
dc.rights.licenseBrazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700. Acesso em: 8 nov. 2013.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14565/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.