Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.author | Machado, Márcio André Veras | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Otávio Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-11T18:58:19Z | - |
dc.date.available | 2013-11-11T18:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2012-10 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Márcio André Veras; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de. Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? Brazilian business review, Vitória, v.9, n.4, p.30-42, out./dez. 2012. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700>. Acesso em: 11 nov. 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14565 | - |
dc.description.abstract | Este artigo teve por objetivo analisar se existe o efeito liquidez no mercado acionário
brasileiro. Além de analisar o efeito liquidez, este artigo avaliou a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e French (1993) em explicá-lo. Para isso, foram
analisadas as empresas com ações negociadas na Bovespa, no período de 1995 a 2008. De
acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe um prêmio de liquidez no
mercado brasileiro, independentemente da proxy utilizada. O prêmio mensal variou de
0,83% a 2,19%, não ajustado ao risco, e de 1,77% a 2,78%, ajustado ao risco conforme
CAPM, e de 1,24% a 3,04%, ajustado ao risco conforme modelo de três fatores, respectivamente. Observou-se, ainda, que o prêmio de liquidez não foi restrito ao mês de
janeiro e não houve grandes alterações, ao serem utilizados períodos distintos na análise.
Diante dessas evidências, a hipótese do presente artigo, de que existe um prêmio de
liquidez no mercado brasileiro, não pode ser rejeitada. Ademais, constatou-se que tanto
CAPM quanto o modelo de três fatores falham na explicação do efeito liquidez. Os
resultados obtidos neste trabalho podem fomentar o estabelecimento de políticas
corporativas que suavizem os custos de liquidez, isto é, que melhorem a liquidez dos
títulos negociados, reduzindo, por consequência, o custo de capital. Dessa forma, uma
empresa pode aumentar seu valor de mercado, melhorando a liquidez dos seus títulos e
ações, uma vez que quanto menor o custo de capital, maior o valor da empresa. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Mercado de ações | en |
dc.subject.keyword | Liquidez (Finanças) | en |
dc.subject.keyword | Ativos (Contabilidade) | en |
dc.subject.keyword | Mercado financeiro | en |
dc.rights.license | Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700. Acesso em: 8 nov. 2013. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins
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