Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14615
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelacaoEmpiricaDividendos.pdf255,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A relação empírica entre dividendos, volatilidade de retornos e volume de negócios no mercado de ações brasileiro
Autor(es): Medeiros, Otávio Ribeiro de
Doornik, Bernardus Ferdinandus Nazar Van
Assunto: Dividendo
Volatilidade
Mercado de ações - Brasil
Data de publicação: Jan-2008
Editora: Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
Referência: MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; DOORNIK, Bernardus Ferdinandus Nazar Van. A relação empírica entre dividendos, volatilidade de retornos e volume de negócios no mercado de ações brasileiro. Brazilian business review, Vitória, v.5, n.1, p.1-17. jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=307>. Acesso em: 18 nov. 2013.
Resumo: O presente trabalho investiga a relação empírica entre retorno acionário, volatilidade dos retornos e volume de negócios no mercado de ações brasileiro (Bovespa). A amostra compreende dados de retorno acionário e volume de negócios de uma carteira teórica envolvendo ações participantes do Índice Bovespa (Ibovespa) no período de 03/01/2000 a 29/12/2005. Os métodos empíricos utilizados incluem análise de correlação cruzada, testes de raízes unitárias, análise de regressão bivariada com equações simultâneas, modelos GARCH e VAR e testes de causalidade Granger. Encontrou-se suporte tanto para uma relação contemporânea quanto dinâmica entre retorno acionário e volume de negócios, implicando que previsões de uma dessas variáveis só poderão ser ligeiramente melhoradas pelo conhecimento prévio da outra. Além disso, os resultados indicam que também existem relações contemporâneas e dinâmicas entre volatilidade de retornos e volume de negócios. Adicionalmente, aplicando o teste de causalidade Granger, verifica-se que a volatilidade de retornos contém informações sobre volume de negócios futuros e vice-versa.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Brazilian business review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=307. Acesso em: 12 nov. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.