Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14638
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoContabilChina.pdf118,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação contábil na China : tendências e perspectivas pós-reforma econômica
Autor(es): Niyama, Jorge Katsumi
Sales, Isabel Cristina Henriques
Rodrigues, Jomar Miranda
Oliveira, Pedro Henrique Duarte
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Contabilidade - China
Reforma econômica
Data de publicação: Jan-2007
Editora: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Referência: NIYAMA, Jorge Katsumi et al. Educação contábil na China: tendências e perspectivas pós-reforma econômica. Revista brasileira de gestão de negócios, São Paulo, v.9, n.23, p.1-13, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/69/63>. Acesso em: 19 nov. 2013.
Resumo: Após as reformas econômicas ocorridas no final da década de 70, a Contabilidade na China tem evoluído significativamente, acarretando severas alterações no sistema educacional do país. O presente artigo tem como objetivo apresentar a evolução, tendências e perspectivas da educação contábil chinesa, considerando aspectos pré e pós-reforma. Para esse propósito, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória sobre as principais características do sistema educacional chinês por intermédio de revisão da literatura atualizada e especializada, bem como de estudos sobre a reforma econômica nacional e seus principais reflexos na Contabilidade. Os aspectos relativos às reformas na educação, mudança curricular e aprimoramento da produção científica são apresentados como forma de alcançar os objetivos propostos. A melhoria da educação e o desenvolvimento das pesquisas contábeis vêm tornando essas mudanças mais compreensíveis para o mundo ocidental. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since the economic reforms in the end of the 70's, the accounting in China has been presenting a significant development, accasioning severe alterations in the country's education system. This paper has as prior objective to present the evolution, tendencies and perspectives of the Chinese accounting education, considering pre and post-reform aspects. For that purpose, it was developed an exploratory research about the main characteristics of the Chinese education system, through a revision of the updated and specialized literature, as well as through studies on the nacional economic reform and its main reflexes in accounting. The aspects of the reforms in education, the curricular chages and the betterment of scientific production are presentes as a way of reaching the proposed objectives. The improvement of education and the development of accounting researches are making the changes more comprehensible for the western world.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Revista brasileira de gestão de negócios - A RBGN adota a licença do Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Permite copiar, distribuir, transmitir o trabalho e adaptá-lo. Caso outra obra seja alterada, transformada ou criada com base nesta, a obra resultante será distribuída somente sob licença idêntica a esta. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: http://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/69/63.Acesso em: 19 nov. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.