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Título: Taiguara : a volta do pássaro ameríndio (1980 - 1996)
Autor(es): Pacheco, Maria Abília de Andrade
Orientador(es): Brito, Eleonora Zicari Costa de
Assunto: Taiguara, 1945-1996
Brasil - história - 1964-1985
Ditadura e ditadores
Censura
Música popular - Brasil
Data de publicação: 21-Nov-2013
Referência: PACHECO, Maria Abília de Andrade. Taiguara: a volta do pássaro ameríndio (1980 - 1996). 2013. 305 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa desenvolve uma investigação em torno da memória que vem se construindo sobre o cantor Taiguara, pela qual se privilegia o perfil de compositor censurado durante a ditadura militar. Partindo da ideia de que tal memória produz um primeiro paradoxo ao eleger o silêncio em vez da música como pretexto para trazer um cantor para a história, constata-se que é possível superar esta condição se buscarmos compreender as razões por que toda uma produção discográfica é posta em segundo plano em favor de uma honraria que vem inserir o cantor num seleto grupo de artistas que se posicionaram musicalmente contrários ao regime. Assim, é possível, de pronto, notar que há um vasto repertório de canções de Taiguara que permanece silenciado por uma conjunção de fatores que transcendem o âmbito da censura oficial, o que vem ocorrendo, inclusive, com a sua produção musical mais conhecida. Na história da música popular brasileira, tal se deve ao fato de não se tomar Taiguara como interlocutor de sua época, mesmo tendo o cantor participado efetivamente da cena musical dos festivais, espaço de prestígio desses interlocutores. Com foco nas condições de produção dos discursos, o período escolhido abrange essencialmente os anos oitenta e meados dos noventa, quando o cantor reaparece publicamente, imbuído do espírito de desmontar as farsas construídas sobre a sua história.
Abstract: This research develops an investigation around the memory that has been built on the performer Taiguara, by which privileges the profile of composer censored during the military dictatorship. Starting from the idea that this memory produces a first paradox to elect the silence instead of music as a pretext to bring a singer for the story, it appears that this condition can be overcome if we seek to understand the reasons why an entire discography is put into the background in favor of an honor that inserts this singer in a select group of artists who have positioned themselves musically opposed to the regime. Thus, it is possible, immediately, to note that there is a vast repertoire of songs composed by Taiguara that remains silenced by a combination of factors that transcend the scope of official censorship, even concerned to its best-known musical production. In the history of Brazilian popular music, this is due to the fact Taiguara not be taken as an interlocutor of his time, even though this singer had participated effectively in the music scene of festivals, prestigious space of these interlocutors. With a focus on the conditions of discourse production, the period chosen covers essencially the eighties and mid-nineties when the singer reappears publicly, imbued with the spirit of dismantling the farces built on its history.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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