Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14673
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaDelzuitaSaLeitaoFontouraSilva.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedroza, Regina Lúcia Sucupira-
dc.contributor.authorSilva, Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura-
dc.date.accessioned2013-11-21T14:33:29Z-
dc.date.available2013-11-21T14:33:29Z-
dc.date.issued2013-11-21-
dc.date.submitted2013-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura. Formação e trabalho em saúde: os desafios na convergência entre o saber e o fazer no processo de ensino-aprendizagem no SUS. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14673-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.en
dc.description.abstractEste estudo se caracterizou como uma pesquisa de caráter exploratório, de cunho qualitativo, cujo cenário foi o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos os participantes do Curso de Capacitação em Processos Educacionais na Saúde – CPES, realizado em 2012. As análises dos resultados obtidos apontaram para a importância da utilização de metodologias ativas nos processos de ensino aprendizagem da educação de adultos, trabalhadores da sáude, buscando estimular a capacidade de aprender a aprender, o trabalho em equipe e a postura ética, potencializando capacidades para o desenvolvimento de ações, com vistas a produzir intervenções qualificadas no Sistema Único de Saúde. Entendendo a complexidade desse tema para a formação e trabalho em saúde, e por seu caráter epistemológico, o estudo qualitativo se configurou como uma pesquisa participante, sendo a construção e análise das informações elaboradas segundo Bardin (2004) em diálogo com Minayo (2010). A interação entre os sujeitos do estudo explicitou questões relativas à formação docente como um dos caminhos para o reencantamento do trabalho em saúde e a produção de sujeitos críticos, solidários e comprometidos com a saúde pública em nosso país. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study was characterized as an exploratory research of a qualitative nature, whose setting was the process of teaching and learning and the subjects participants Training Course on Educational Processes in Health - CPES, held in 2012. The analysis of the results pointed to the importance of the use of active methodologies in the teaching learning of adult education seeking to stimulate the ability of learning to learn, teamwork and ethical enhancing capabilities for the development of actions with a view to interventions produce qualified in the Unified Health System Understanding the complexity of this issue for training and health work and its epistemological, the qualitative study was configured as a research participant, and the construction and analysis of the information prepared in accordance with the content analysis Bardin (2004) in dialogue with Minayo (2010).The interaction between the subjects of the study explained matters relating to teacher education as a road to re-enchantment of health work and the production of critical, supportive and committed to public health in our country.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFormação e trabalho em saúde : os desafios na convergência entre o saber e o fazer no processo de ensino-aprendizagem no SUSen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (Brasil)en
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordEnsino profissionalen
dc.subject.keywordSaúde - estudo e ensinoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.contributor.advisorcoPolejack, Larissa-
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.