Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14689
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndersonCesarAlves.pdf635,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Expertise na clarineta : possibilidades de construção da performance musical de “alto nível”
Autor(es): Alves, Anderson César
Orientador(es): Freire, Ricardo José Dourado
Assunto: Instrumentos de sopro
Performance (Arte)
Data de publicação: 25-Nov-2013
Referência: ALVES, Anderson César. Expertise na clarineta: possibilidades de construção da performance musical de “alto nível”. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo exploratório objetivou investigar a construção da expertise entre clarinetistas brasileiros. Teve como objetivos investigar os fatores determinantes para a construção da expertise na performance dos participantes, analisando as estratégias de gerenciamento, manutenção e regulação de suas performances. A revisão de literatura considerou quatro eixos de análise: 1) motivação, 2) autorregulação, 3) metacognição e 4) prática deliberada. Como estratégia metodológica utilizou-se a entrevista semiestruturada a partir das quais foram entrevistados quatro clarinetistas experts de orquestras sinfônicas brasileiras. Os resultados indicam que a performance expert pode ser construída por meio do refinamento dos processos cognitivos envolvidos na preparação da própria performance. As análises fora realizadas a partir do diálogo entre as falas dos participantes e a literatura que indicou estratégias específicas dos clarinetistas na construção da sua expertise musical. A performance de alto nível pode ser construída a partir de estratégias metacognitivas autorreguladas de preparação, sendo a motivação considerada um elemento fundamental para sustentar o estudo efetivo a longo prazo e auxiliar na construção da expertise na clarineta. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This qualitative exploratory research investigates the process of developing music expertise among Brazilian clarinet players. It look at the determinant factors for the construction of the expertise like strategies management and maintenance of quality music performances. The literature indicates four areas of analysis: 1) motivation , 2) self-regulation, 3) metacognition, and 4) deliberated practice. The data was collected through semi-structured interviews with four professional clarinet players that work in major symphony orchestras in Brazil. The results indicate that expert performance could be constructed by refinement of individual strategies during the process of performance readiness. The analysis was realized based on the dialogue between the subjects’ ideas and the music cognition literature. It is possible to observe that Brazilian clarinetists developed a series of strategies to achieve musical expertise.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.