http://repositorio.unb.br/handle/10482/14779
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_AnaTerezaRamosJesusFerreira.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O brincar como possibilidade do professor conhecer os processos de aprender e pensar dos alunos que enfretam obstáculos no processo de aprendizagem |
Outros títulos: | The play as a possibility for the teacher to know the learning and thinking process of the students that face obstacles in the learning process |
Autor(es): | Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus |
Orientador(es): | Tacca, Maria Carmen Villela Rosa |
Assunto: | Aprendizagem Brincadeiras Professores e alunos |
Data de publicação: | 9-Dez-2013 |
Data de defesa: | 26-Jul-2013 |
Referência: | FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus. O brincar como possibilidade do professor conhecer os processos de aprender e pensar dos alunos que enfretam obstáculos no processo de aprendizagem. 2013. xii, 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Traçamos como objetivo geral desta dissertação investigar como o brincar, ou seja, jogos, brinquedos e brincadeiras, permite ao professor e ao aluno entrarem em diálogo possibilitando ao professor conhecer de maneira mais profunda os processos de aprender e pensar de seus alunos, em particular, daqueles com obstáculos do processo de aprendizagem, utilizando isso na sua intervenção pedagógica. Para compreender a realidade escolar utilizou-se a psicologia histórico-cultural. O estudo teve elineamento qualitativo no sentido de compreender e explicar o fenômeno ao longo de seu processo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, tendo como colaboradores uma professora regente em turma do 3º ano do ensino fundamental de nove anos e sua turma. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e os instrumentos de pesquisa: observação, observação participativa, conversa informal e entrevista semi-estruturada. Os resultados indicaram que o professor por meio do brincar pôde se comunicar com o aluno para compreender melhor seu processo de aprendizagem e que durante a brincadeira a criança modifica seu comportamento, assumindo o polo ativo. Importante considerar que para atingir esse propósito o professor deve entender o desenvolvimento humano como singular e diverso. Dentre os diversos recursos pedagógicos, a escolha pelo brincar se justifica por ser responsável pelas principais mudanças nos processos psíquicos da criança e pelo fato de que, quando a criança brinca, ela age de forma natural, permitindo ao professor fazer uma leitura do seu desenvolvimento. Por fim, destacamos que os resultados demonstram que as questões que consubstanciam a relação professor/aluno são decisivas para o sucesso na aprendizagem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The general subject of this dissertation is to investigate how to play, i.e., games and toys, allowed the teacher, and the student, to start a dialog that enables the teacher to know deeply the learning and thinking process of his students, in particular those who face obstacles in the learning process, and to use this information in a pedagogical intervention. In order to understand the school scenario, we employ the historical-cultural psychology. The research rdwas realized in a public school of the Distrito Federal, with a teacher that works with 3 year students in nine years of fundamental school and her class. This is a qualitative research in the sense of the understanding and the explanation of the phenomena during its occurrence with the following research tools: observation, participating observation, playful activities development, semi-structured interviews and an informal chat with the teacher. The results indicated that the teacher by means of the play could communicate with the student in order to understand his learning process and how the children change their behavior during the play time, becoming an active pole. It is important to consider that to achieve this objective the teacher must understand the human development as singular and diversified. Between the several pedagogical resources, the choice of the playing is justified because it is responsible of main changes in the children psychological process and also because, when children play, they act in a natural fashion, which permit to the teacher a complete access to a reading of their development. At last, we highlight that the results show that the questions that consubstantiate the teacher - student relationship are decisive towards a successful learning. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.