Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14845
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_OctavioAugustoRodriguesSchuenckAmorelliRibeiroPereira.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCampos, Neio Lúcio de Oliveira-
dc.contributor.authorPereira, Octávio Augusto Rodrigues Schuenck Amorelli Ribeiro-
dc.date.accessioned2013-12-13T12:24:38Z-
dc.date.available2013-12-13T12:24:38Z-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.date.submitted2013-07-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Octávio Augusto Rodrigues Schuenck Amorelli Ribeiro. Geografias e Cinemas: a (des)construção espacial através da imagem cinematográfica. 2013. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14845-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.en
dc.description.abstractA Geografia e as Artes têm características comuns em seu desenvolvimento pois em suas esferas de possibilidades estão presentes: a sociedade, a natureza, o imaginário e, portanto, o espaço. O Cinema é parte desta abordagem à Geografia, como uma expressão artística e cultural, e também pelo seu alcance comercial e industrial, o que faz do cinema um agente de transformação do espaço. Este O objetivo dessa dissertação é analisar o potencial de transformação do espaço na produção cinematográfica tendo em vista, principalmente, sua veiculação e distribuição. Sendo assim é apresentado um estudo da relação entre geografia e cinema tendo como referenciais empíricos os filmes "‘Cidade de Deus’", “Tropa de Elite”, “Tropa de Elite 2 – O Inimigo agora é outro”, e para ampliar a abordagem conceitual há também breves análises dos filmes: ‘Babel’, “Blade Runner – O Caçador de Andróides” e “A Origem” assim como referências a outros filmes brasileiros e internacionais. Esta análise constitui uma pesquisa qualitativa utilizando-se da decupagem fílmica e análise relacional que leva ao cinema as diversas categorias da geografia numa busca pelas características que o definem como agente de transformação espacial através das imagens, sons, da sua contribuição ao imaginário e sua atuação nas políticas de cultura e informação do país, que resulta em um mecanismo cíclico de formação de conceitos e imaginário sobre as esferas de debate elucidadas pela composição fílmica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractGeography and the Arts have common features in their development because in their areas of possibilities are present: society, nature, imagination, and therefore the space. Cinema is part of this approach to Geography as a cultural and artistic expression, and also for its industrial and commercial reach, which makes the film an agent of transformation space. The objective of this dissertation is to analyze the potential transformation of space in film production viewing, especially, its broadcasting and distribution. Thus it is presented a study of the relationship between Geography and cinema with empirical framework based on films: “City of God”, "Elite Squad", "Elite Squad 2 - The Enemy within" and to enlarge the approach there is the conceptual references to movies: “Babel”, “Blade Runner” and “Inception” as well as references to other Brazilian and international films. This analysis is a qualitative research using filmic decoupage and relational analysis which leads to the Cinema the various categories of Geography in a search for the characteristics that will define it as an agent of space transformation through imagery, sounds, its contribution to the imaginary and its performance in political culture and country information, which results in a cyclical wheel mechanism of concepts and imagery on the sphere of subjects elucidated by filmic composition.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGeografias e cinemas : a (des)construção espacial através da imagem cinematográficaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordGeografiaen
dc.subject.keywordCinemaen
dc.subject.keywordGeografia culturalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14845/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.