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Título: A prática da notação musical antiga no Brasil : evidência da presença da episteme da similitude no século XIX
Outros títulos: The practice of the ancient musical notation in Brazil : evidence of the presence of the episteme of similitude in the nineteenth century
Autor(es): Bairral, Adeilton
Orientador(es): Figueiredo, Carlos Alberto
Assunto: Música - Brasil - história e crítica
Música sacra
Musicologia
Teoria musical
Data de publicação: 18-Dez-2013
Referência: BAIRRAL, Adeilton. A prática da notação musical antiga no Brasil: evidência da presença da episteme da similitude no século XIX. 2009. ix, 296 f., il. Tese (Doutorado em Música)—Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Resumo: Esta tese trata da prática da notação musical antiga no Brasil, demonstrada em manuscritos musicais brasileiros e em publicações e manuscritos portugueses, de música religiosa católica no stile antico (canto de órgão), do século XVII ao XIX. Apresenta conceituações da atualidade sobre aspectos da história da notação e sobre a notação musical como área do saber no universo da musicologia. Explica as práticas da notação antiga a partir dos contextos da teoria da música medieval e escolástica, presentes nas obras teóricas luso-brasileiras do século XVII ao XIX. Levanta questionamentos e tem o delineamento de pesquisa exploratória, com deduções e inferências construídas e comprovadas a partir da epistemologia crítica de Karl Popper, da nova história e da arqueologia do saber de Michel Foucault. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis deals with the practice of ancient musical notation in Brazil, demonstrated in Brazilian musical manuscripts and Portuguese manuscripts and publications of music in Catholic religious music in stile antico (canto de órgão) from the XVII to the XIX century. It presents current conceptualizations of aspects of the history of musical notation and the rating as an area of knowledge in the musicology universe. It explains the practices of the ancient notation from the contexts of the theory of music and medieval scholasticism, held in Luso-Brazilian theoretical works of the seventeenth century to the nineteenth century. It raises questions and it has the design of exploratory research, with deductions and inferences built and supported by the critical epistemology of Karl Popper, the new history and archeology of knowledge of Michel Foucault. ______________________________________________________________________________ RESUMÉ
Cette thèse aborde la pratique de la notation musicale ancienne au Brésil démontrée dans les publications et les manuscrits brésiliens et portugais dans la musique religeuse catholique, en stile antico (canto de órgão) du XVII jusqu`au XIX siècle. Affiche em cours de conceptualisation actuel des aspects de l'histoire de La notation et de la notation musicale comme un domaine de connaissance specifique dans l´univers de la musicologie. Cette thèse explique les pratiques de la notation ancienne à l'égard de la théorie musicale médievale et scolastique rencontrées dans les oeuvres et traités théoriques luso-brésilienne du XVII jusqu´au XIX siècle. Elle pose des questions et propose des déductions construites et confirmées à partir de l´epistémologie critique de Karl Popper, de la nouvelle histoire et de l´archeologie du savoir de Michel Foucault.
Informações adicionais: Doutorado (tese)—Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, 2009.
Licença: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, em 09 de outubro de 2012, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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