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dc.contributor.advisorPortela, Cristiane de Assis-
dc.contributor.authorMorais, Kênide de Souza-
dc.date.accessioned2014-01-28T12:09:01Z-
dc.date.available2014-01-28T12:09:01Z-
dc.date.issued2014-01-28-
dc.date.submitted2013-02-08-
dc.identifier.citationMORAIS, Kênide de Souza. “O meu rap está apenas começando”: juventude e sustentabilidade cultural na Reserva Indígena de Dourados-MS. 2013. xiv, 57 f.; il. (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15041-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, 2013.en
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada foi realizada na Reserva Indígena de Dourados- RID. Buscamos apresentar a realidade vivenciada por jovens indígenas, tendo como produto central um vídeo de curta-metragem, que apresenta um pouco da história de vida dos quatro componentes do grupo Brô MC‟s. Inicio com um breve histórico sobre a distribuição geográfica da população guarani no território brasileiro. No segundo tópico trato com um olhar mais atento a realidade da RID, transitando sobre suas formas de organização social, conflitos interétnicos e a relação com a população regional. No terceiro tópico abordo a questão da juventude indígena, suas representações diante dos mais velhos, e os desdobramentos da busca de um lugar onde sejam aceitos, interna e externamente. O trabalho segue narrando as alternativas que esses jovens criam para se protegerem enquanto são estigmatizados e responsabilizados por muitas coisas ruins que venham a ocorrer nas aldeias. No quarto tópico me dedico às histórias de vida dos Brô MC‟s e suas composições musicais, compreendendo-as em meio a um cenário de uma leitura da realidade, desta vez cantada no estilo Rap, desafiando o modelo tradicional e inovando com canções bilíngues, cantadas em Guarani e Português.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.title“O meu rap está apenas começando” : juventude e sustentabilidade cultural na Reserva Indígena de Dourados-MSen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordÍndios Guaranien
dc.subject.keywordÍndios - históriaen
dc.subject.keywordÍndios da América do Sul - vida e costumes sociaisen
dc.subject.keywordRap (música)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.abstract1The research presented here was conducted in the indian reservation of Dourados (RID). We aim to present the reality experienced by the younger. Our principal product was the realization of a short film, which features the life history of the four components of the band Brô MC‟s. Our reflection starts with a brief history of the geographical distribution of the Guarani people in the Brazilian territory. In the second topic, we take a closer look at the reality of RID, with a special focus on the local forms of social organization, inter-ethnic conflicts and the relationships with the regional population. The third topic questions how the Indian youth faces its future, how they represent themselves before the elders, and the many difficulties of seeking a place where they are accepted, internally and externally. The study follows narrating the alternatives that these young people create to protect themselves as they are stigmatized and blamed for adverse elements that occur in their villages. In the fourth and last topic, we focus on the life history of the members of the Bro MC's and their musical compositions, sung in rap musical style. We propose a reading of these texts based on local reality, and show how they challenge the traditional models and innovate with bilingual songs, sung in Guarani and Portuguese.en
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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