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Título: Da canalhice à redenção : Nelson Rodrigues e o supereu brasileiro
Autor(es): Porto, Marcelo Duarte
Orientador(es): Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda
Assunto: Psicanálise
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Neuroses
Perversão
Data de publicação: 12-Mai-2009
Referência: PORTO, Marcelo Duarte. Da canalhice à redenção: Nelson Rodrigues e o supereu brasileiro. 2008. 51 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho realiza uma intersecção entre a psicanálise de Freud (1856-1939) e a literatura do carioca Nelson Rodrigues (1915-1980). O objetivo principal é proceder a uma análise da obra rodriguiana com fins a demonstrar a presença do Supereu na canalhice e na neurose buscando compreender as idiossincrasias do mal-estar na cultura no Brasil. As funções do Supereu (auto-observação, consciência moral e formação de ideais) transformam-se de acordo com o contexto histórico e sociocultural. Isso evidencia a necessidade de situar o conceito freudiano na realidade brasileira. A construção histórica do país criou formas próprias de colocar o embate entre o desejo e a censura. A ficção rodriguiana é rica para a elucidação da problemática moral superegóica. Recorrendo a personagens, situações ou motivos que colocam o conflito como uma estrutura sempre presente na existência, o dramaturgo carioca construiu um abrangente mapeamento da moral na sociedade brasileira. Devido aos temas tabus e polêmicos que abordou, ele se classificava como criador de um teatro desagradável . Nelson teceu críticas à renúncia pulsional nos tempos modernos que gera a apatia e a autocoerção, típicas da neurose obsessiva. Freud postula que a criação literária pode atuar sobre o Supereu de modo a proporcionar um destino sublimado para a pulsão, diferenciado do sintoma. As forças que impelem os artistas a criar são os mesmos conflitos que, em outras pessoas, levam à neurose e incentivam a sociedade a construir suas instituições. Um dos objetivos do artista é libertar-se por meio da comunicação de sua obra a outro que sofra de conflito semelhante e proporcionar-lhe, também, alguma libertação. Pensamos que, por meio de sua criação literária, Nelson Rodrigues conseguiu uma alternativa para o adoecimento psíquico que o espreitava, pois, a constelação trágica de sua vida, os sofrimentos na carne e na alma, poderiam ter desencadeado psicopatologias incapacitadoras. Seu talento representa uma simbolização para o escarafunchar.na lama humana recalcada diante de forças moralizantes.Concluise que a ironia fina rodriguiana foi audaciosa em cunhar poeticamente aquilo que representa o óbvio ululante da canalhice no Brasil bem como sua possível redenção. Temas que, ao lado da cafajestagem, do cinismo, da remissão e do arrependimento, povoam o cotidiano da clínica e ficaram patentes na obra do dramaturgo. Ele redimensiona o universal, impregnando-o daquilo que podemos chamar de brasilidade. Assim, ele demonstra que tais temas constituem especificidades do nosso mal-estar na cultura. Nelson muito nos ensina sobre o campo clínico, pois aponta possibilidades criativas para o animal humano, que, muitas vezes, tem que se abismar em seu próprio horror para sair de lá um pouco menos cego. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work does an intersection between Freud s psychoanalysis (1856-1939) and the literature by the carioca Nelson Rodrigues (1915-1980). The main purpose is to carry on the analyses of Rodriguean work to demonstrate the presence of superego on the lowness and the neurosis trying to understand the idiosyncrasies of ailment in Brazil culture. The superego functions (auto-observation, moral consciousness and idea formation) change according to historical and socio-cultural contexts. This shows the need to establish the Freudian concept at the Brazilian reality. The country historical construction built its own ways to express the conflict between the desire and the censure. The Rodriguean fiction is rich to solve the moral problem of the superego. The carioca writer did a large moral scheme of Brazilian society using characters, situations or motives which states the conflict between the desire and censure as an always present structure in the existence. He considered himself as the creator of an unpleasant work due to the themes and polemic taboos he wrote. Nelson criticized the drive frustration at modern times resulting the apathy and auto-coercion which are typical of the obsessive neurosis. Freud postulates that the literary creation may act on the superego in a way to provide a sublimed destiny to the drive, differentiated from the symptom. The forces which impel the artists to create are the same forces which in other people change into neurosis and give incentive to the society to build its institutions. The artist s main objective is to free himself by his work communication with others who suffer from the same conflicts and provide them some freedom, too. By his literary creation, Nelson Rodrigues got an alternative for the psycho illness which desired to infect him, because the tragedies of his life, the flesh and soul suffering could have started some psychopathologies. His talent represents a symbolization to dig at the human mud repressed by moralizing forces. It may be concluded that the fine Rodriguean irony was audacious in doing poetically what represents the ululant obviousness of lowness in Brazil as well as its possible redemption. Themes that together with lowness, cynicism, remission and regret are present at the clinic daily and they were evident at the writer s work. He redoes the universal filling it with what we can call brasility . Thus, he demonstrates that such themes constitute specificities of our ailment in the culture. Nelson teaches a lot about the clinical field, therefore he points out creative possibilities to the human animal, who, many times, has to sink into its own horror to get out of there a little less blind.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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