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Título: A comunicação organizacional sob a perspectiva da midiatização social : novos processos de visibilidade e interação na era da cibercultura
Autor(es): Stasiak, Daiana
Orientador(es): Sêga, Christina Maria Pedrazza
Assunto: Comunicação nas organizações
Cibercultura
Interação social
Universidade Federal de Goiás
Data de publicação: 7-Fev-2014
Referência: STASIAK, Daiana. A comunicação organizacional sob a perspectiva da midiatização social: novos processos de visibilidade e interação na era da cibercultura. 2013. 302 f. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A tese investiga a comunicação organizacional sob os pressupostos da midiatização social, uma ambiência que se estabelece a partir das transformações advindas com a cibercultura. Entre os elementos que constituem os fenômenos de comunicação organizacional, o trabalho reflete sobre os processos de visibilidade e interação entre três instâncias: as organizações, a internet e os sujeitos. Na sociedade contemporânea, os meios são fundamentais para a obtenção da visibilidade e conquista da interação das organizações com seus públicos. Apesar de sua relevância incontestável, os meios tradicionais (rádio, TV e impressos) possuem regras editorias e uma tendência mais verticalizada e transmissionista, que restringe a capacidade comunicativa das organizações e proporciona muito mais a difusão de informações do que o relacionamento entre as instâncias. Essa perspectiva linear de comunicação não coincide com o cenário de complexidade no qual as organizações atuam hoje. Nesse sentido, o comportamento dialógico com os atores sociais e o conhecimento do ambiente são fundamentais para a manutenção das organizações na sociedade. O desenvolvimento tecnológico traz o advento da internet, um meio que vai além da instrumentalidade e interfere no âmago da formação de novas condutas. Na cibercultura, tanto as organizações quanto os sujeitos passam a ter mais autonomia para publicar informações assim como para interagir entre eles. Considerando essas transformações, a tese tem como objetivo geral analisar os processos de visibilidade e interação da Universidade Federal de Goiás (UFG) com seus públicos em seus principais veículos on-line. A triangulação foi a metodologia escolhida, pois combina diversos métodos no estudo do mesmo objeto como forma de ampliar a descrição, explicação e compreensão dos fenômenos. Nesse contexto, para estudar os processos de comunicação on-line da Universidade foram realizadas três pesquisas. A primeira é composta pela análise de conteúdo de dois veículos on-line da UFG, o Portal e a Fan Page. A segunda refere-se à opinião de três jornalistas, membros da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFG e a terceira caracteriza-se como uma pesquisa de opinião de caráter quantitativo com os públicos que conhecem os veículos on-line da UFG. O estudo teórico-empírico mostra que as organizações e os sujeitos mudam seus hábitos a partir das possibilidades da internet institucionalizando novos padrões de sociabilidade. Por meio de seus veículos on-line, a UFG produz e gerencia a própria visibilidade, bem como interage de forma mais acessível com seus públicos. Por sua vez, os sujeitos reconhecem e respaldam essas práticas não somente acessando as informações, mas também publicando conteúdos e interagindo com a UFG por meio do Portal e da Fan Page da instituição. A análise das três instâncias (UFG, veículos on-line e sujeitos) mostra que os veículos da internet são os principais responsáveis pelas transformações e ratificam a importância social do meio. A competência da instituição em atualizar suas práticas de comunicação também contribui para a consolidação dos processos on-line assim como para a capacidade dos públicos que internalizaram os comportamentos midiatizados e, cada vez mais, agem a partir das possibilidades da rede. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The thesis investigates the organizational communication under the assumptions of the mediatisation social, an ambience that sets from the transformations originated with the cyberculture. Among the elements that constitute the phenomena of organizational communication, the work reflects on the processes of visibility and interaction among three fields: the organizations, the internet and the subject. In contemporary society, the means are fundamental for the obtaining of visibility and conquest of the interaction of organizations with their public. In spite of its unquestionable relevance, the traditional media (radio, TV and print) have editorial rules and a trend toward more verticalized which restricts the communicative capacity of organizations and provides much more dissemination of information of which the relationship between the instances. This linear perspective of communication does not coincide with the scenario of complexity in which the organizations operate today. In this regard, the dialogical behavior with social actors and the knowledge of the environment are fundamental to the maintenance of organizations in society. The technological development brings the advent of the internet, a medium that goes beyond the instrumentality and interferes at the heart of the formation of new actions. In cyberculture, both organizations as subjects gain more autonomy to publish information as well as to interact among them. Whereas these transformations, the thesis has as general objective analyze the processes of visibility and interaction of Universidade Federal de Goiás (UFG) with its public in their main vehicles online. The triangulation was the chosen methodology, because it combines several methods in the study of the same object as a way to broaden the description, explanation and understanding of the phenomena. In that context, for studying the processes of online communication of the University were conducted three searches. The first is composed by content analysis of two vehicles online UFG, the Portal and the Fan Page. The second refers to the opinion of three journalists, members of the Dept. of Communication (Ascom) of UFG and the third is characterized as an opinion survey of quantitative character with the public who know the vehicles online of UFG. The theoretical-empirical study shows that the organizations and subjects change their habits from the possibilities of internet by institutionalizing new patterns of sociability. By means of their vehicles online, the UFG produces and manages own visibility, a more accessible way of interacting with their public. In its turn, the subjects recognize and have advocated such practices not only accessing information, but also publishing content and interacting with the UFG through the Portal and the Fan Page of the institution. The analysis of the three instances (UFG, vehicles online and subject) shows that the vehicles of internet are primarily responsible for processing and confirm the importance of the social environment. The competence of the institution to upgrade their communication practices also contributes to the consolidation of the online process as well as the ability of the public who have internalized midiatic behaviors, increasingly acting as the possibilities of the network.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós- Graduação em Comunicação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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