Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15145
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrenoHermann.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Probabilidade e raciocínio científico : um exame crítico da abordagem bayesiana de Howson & Urbach
Autor(es): Hermann, Breno
Orientador(es): Portugal, Agnaldo Cuoco
Assunto: Filosofia da ciência
Bayesianismo
Howson, Colin
Data de publicação: 12-Fev-2014
Referência: HERMANN, Breno. Probabilidade e raciocínio científico: um exame crítico da abordagem bayesiana de Howson & Urbach. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho é uma investigação crítica da aplicação dos métodos probabilísticos para analisar o raciocínio científico, conforme o enfoque bayesiano proposto por Colin Howson e Peter Urbach no livro Scientific Reasoning – the Bayesian approach. Além da proposta dos dois autores, são apresentadas críticas ao bayesianismo, tanto aquelas respondidas por Howson e Urbach quanto as que não foram por eles consideradas. De modo a permitir uma melhor compreensão do bayesianismo, este é contrastado com a proposta teórica alternativa formulada por Deborah Mayo e conhecida como estatística do erro. O trabalho conclui pela importância do bayesianismo como instrumento de análise do raciocínio científico, sem prejuízo do fato de que algumas das críticas que lhe são dirigidas ainda carecem de respostas mais consistentes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation is a critical investigation of the use of probabilistic methods to analyze scientific reasoning as proposed by Colin Howson and Peter Urbach in the book Scientific Reasoning – the Bayesian approach. In addition to the Bayesian approach of the two authors, both the criticisms addressed by them and the criticisms they have not taken into consideration are also presented. In order to allow a better understanding of the Bayesian approach, a contrast with the alternative theoretical approach elaborated by Deborah Mayo and known as error statistics is made. The dissertation contends that Bayesianism is still an important approach to investigate scientific reasoning, notwithstanding the fact that some criticisms still lack a coherent Bayesian response.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.