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Título: Arquitetura em rede de compartilhamento de laboratórios on-line
Outros títulos: Architecture network sharing laboratories online
Autor(es): Lima, Joselice Ferreira
Orientador(es): Molinaro, Luis Fernando Ramos
Assunto: Arquitetura de redes de computadores
Redes de computação
Laboratórios - informática
Data de publicação: 21-Fev-2014
Referência: Joselice Ferreira Lima. Arquitetura em rede de compartilhamento de laboratórios on-line. 2013. xvii, 165 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os cursos que necessitam de aplicação da teoria na prática lidam com dificuldades para implementar e manter laboratórios experimentais. O uso de laboratórios on-line proporciona aos usuários independência sobre a presença do individuo neles atuantes, característica inerente aos laboratórios ditos convencionais. As práticas online oportunizam a formação de procedimentos experimentais e implicam na necessidade de recursos integrados de laboratórios para torná-los operacionais. A falta de uma estrutura em rede de compartilhamento de laboratórios on-line, a carência de recursos colaborativos, aliado a insuficiência de espaço de armazenamento dos dados oriundos das práticas experimentais dificulta o uso de recursos on-line. Diante disso, propõe uma arquitetura em rede de compartilhamento de laboratórios on-line a ser empregada como diretriz para o desenvolvimento e a disponibilização de serviços de laboratoriais voltados a práticas experimentais didáticas direcionadas para o ensino e pesquisa. Utilizou-se princípios de rede de valor, estruturação em camadas e o framework e-TOM na sua operacionalização. Para verificar a sua viabilidade, optou-se pela construção de um protótipo de um portal, denominado de Brlab, integrado ao Moodle. Integrou-se o laboratório de sensor com acesso remoto e realizou-se uma prática demonstrativa. Como resultado, mostra-se que o conjunto das soluções adotadas comprova a capacidade da arquitetura em atender aos requisitos já identificados e evoluir para incorporar novas características de uma rede de compartilhamento. Concluiu-se que a solução apresentada valida a proposta da arquitetura, o que o torna viável para a aplicação em um ambiente real. A principal contribuição desta tese consiste, justamente, na proposição da Arquitetura em Rede de Compartilhamento de Laboratórios On-line. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It is difficult to implement and maintain experimental laboratories for courses that require them. The use of online virtual labs allows students to practice typical laboratory scenarios without requiring a full physical laboratory and actual laboratory staff. The online practicing nurtures the creation of experimental procedures and implies the need for integrated laboratory resources to make them operational. The absence of the ability to share virtual labs, the lack of collaboration features and insufficient storage for the data created is an obstacle to the goal of creating and implementing these virtual labs. Therefore, we propose an infrastructure architecture for virtual labs that can be used as a framework for development and provide an environment for teaching and research. The principles used to create this plan were an analysis of the value proposition, modularization of the problem, and the Business Process Framework approach (e-TOM). To evaluate feasibility, a prototype portal called Brlab was created and integrated with Moodle. It connected sensors in the laboratory with remote access for demonstration of practical labs. As a result, the whole adopted solutions show the capacity of architecture on meeting the requirements that were identified and the ability to evolve and incorporate new network sharing features. The proposed architecture was validated for use in a real world environment. The work has resulted in the finished product we call Architecture Network Sharing Laboratories Online.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
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