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Título: Um passado novo para uma história em crise : regionalismo e folcloristas no Rio Grande do Sul (1948 - 1965)
Autor(es): Nedel, Letícia Borges
Orientador(es): Costa, Cléria Botêlho da
Assunto: Regionalismo - Rio Grande do Sul
Folclore
Cultura popular
Data de publicação: 10-Mar-2014
Referência: NEDEL, Letícia Borges. Um passado novo para uma história em crise: regionalismo e folcloristas no Rio Grande do Sul (1948 - 1965). 2005. xi, 560 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Este trabalho analisa a articulação entre o desenvolvimento de saberes locais e o pertencimento territorial no Rio Grande do Sul, examinando a participação gaucha no autodenominado Movimento Folclórico Brasileiro, entre as décadas de quarenta e sessenta. O grupo de participantes locais e dividido em duas categorias de folcloristas, situados em posições desiguais nas hierarquias nacional e regional de autoridade intelectual, bem como na escala social entendida de uma forma mais ampla. Distribuem-se, no primeiro polo, os folcloristas do tradicionalismo - compostos de jovens agitadores culturais entre vinte e trinta anos, iniciantes em pesquisa folclórica, fundadores ou incorporados ao grupo de oito estudantes que, ao final dos anos quarenta, passou a se dedicar a fabricação sistemática de rituais e tradições criadas para serem encenadas nos Centros de Tradições Gauchas (CTGs). Na outra ponta de interesse estão os folcloristas polígrafos, grupo de intelectuais e artistas já renomados e mais velhos, iniciados nos afazeres culturais nos anos vinte. Consócios das principais academias de eruditos no estado, eles integravam a lista de filiados a Comissão Estadual de Folclore (CEF), organização para-govemamental fundada em Porto Alegre, em 1948 e representante oficial da Comissão Nacional de Folclore (CNFL) no Rio Grande do Sul. A abordagem estrutura-se em dois planos: o primeiro, referente as condições do alistamento desses grupos a campanha folclórica praticada no pais; o segundo, aos embates e alianças firmados entre folcloristas do tradicionalismo e os sócios da Comissão, pela definição de um projeto de memória regional assente com o que julgavam ser os imperativos políticos e corporativos do momento. Ao longo da analise, são retraçados os itinerários percorridos na conversão de estudantes tradicionalistas para estudiosos, e de estudiosos da historia e da literatura em especialistas do folclore, avaliando os lugares e posições que vieram a ocupar no circuito cultural, a adoção de referenciais teóricos e os meios de consagração disponíveis no universo acadêmico da época. O exame dessas trajetórias reporta a variedade de conformações dadas a região, segundo a ênfase repouse no modo de vida da campanha ou na diversidade das paisagens que a compõem. Mas também a significação, para elite cultural de então, do aparecimento de novos concorrentes no aparelho burocrático de gerenciamento da cultura. Desiguais em autoridade e posição social, a assimetria dos dois grupos nas esferas regional e nacional de reconhecimento mutuo e, portanto, a base sobre a qual os atores conceberão distintamente a própria ancestralidade, sua atividade profissional e a finalidade social dos estudos de Folclore. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Taking the articulation between the local-knowledge development and territorial-belonging as object, this work searches to delineate the "gaucho" participation in the known Brazilian’s Folklore Movement, with the national leadership of the "Comissão Nacional de Folclore" (National Comission on Folkore - CNFL), hosted in "Ministério das Relações Exteriores" (Ministry of International Relations) presided over by Renato Almeida between 1948 and 1965. The group of local participants is divided in two different categories of "folcloristas", placed in different ranks in national and local hierarchies of intellectual authority as well as in the broader social structure. In on side, we found the "folcloristas do tradicionalismo" - a group of young cultural agitators, in theirs twenties or thirties, beginners in the research on folklore, founders or followers of the group of eight students which in the late forties, dedicate themselves to the systematic fabrication of rituals and traditions created to be staged and performed in the Centros de Tradição Gaucha (Centers of Gaucho Traditions - CTG). In the other side, we situated the "folcloristas poligrafos", a group of already famous and elder intellectuals and artists, working in the cultural business since the twenties. Associates of the main academies of scholars of the state, they were members of “Comissão Estadual de Folclore (State Commission on Folklore - CEF)" - a não-govemamental organization established in Porto Alegre in 1948 and official representative of the National Commission on Folkore. Using as reference the recognition network built in this period (198/65), the approach is articulated in two levels: first, the conditions of the enlistment of gauchos to the "campanha folclorica" as was performed in the whole country; second, the struggles and alliances established between "folcloristas do traditionalismo" and the members of the State Comission on Folkore, for the definition of a local memory project that fit what they conceived to be the political and corporative imperatives of that time. We analyze the itineraries of conversion from "folklore students" into scholars; from history and literature scholars into folklore specialists, by delineating and evaluating the places and positions occupied in the cultural circuit, as well as observing the theoretical references and consecration means availables in the academic logics of the time. The analysis of these trajectories indicates to the variety of meanings given to the region, according to the emphasis on the country’s way of life or on the diversity of the landscapes that compose it. But also reveals the meaning - in the cultural elite’s point of view - of new adversaries in the publishing market, in the folklore conferences and in the bureaucratic apparatus of culture management. Unequal in authority and social status, the asymmetry of the two groups in the diverse spheres of mutual recognition is, therefore, the base on which the actors will conceive in many ways their proper ancestry, their professional activity and the social purpose of the Folklore Studies.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2005.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pela autora, 24/10/2013, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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