Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15295
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_SoniaCruzRiascosdeAndrade.pdf1,92 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSuaiden, Emir José-
dc.contributor.authorAndrade, Sonia Cruz Riascos de-
dc.date.accessioned2014-03-10T13:57:20Z-
dc.date.available2014-03-10T13:57:20Z-
dc.date.issued2014-03-10-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.citationANDRADE, Sonia Cruz Riascos de. Rede colaborativa de serviços e produtos de informação no contexto das bibliotecas universitárias brasileiras. 2013. 289 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15295-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa enfocou os sistemas integrados de bibliotecas de instituições federais de ensino superior brasileiras, destacando os serviços ao usuário. A área de serviços de referência sofreu os impactos decorrentes da instauração do ambiente digital e dos recursos disponibilizados nesse meio. O problema está na dificuldade de disponibilizar serviços contextualizados ao novo paradigma informacional, visto que a oferta desses serviços em bibliotecas universitárias se tornou premissa básica e deve ser centrada nos usuários. Este estudo objetivou a proposição de uma rede colaborativa de serviços e produtos em bibliotecas universitárias que possibilite incrementos para a oferta desses recursos ao usuário. Fundamentação teórica fornecida pelas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, contemplando respectivamente a Gestão da Informação e o Serviço de Referência. Campos correlatos do conhecimento, como: Economia e Administração, trouxeram aportes sob as temáticas: Economia de Serviços e Redes Organizacionais. Adotou-se como parte do referencial teórico, uma investigação acerca das redes de apoio de órgãos e instituições às bibliotecas universitárias do Reino Unido e dos Estados Unidos no tocante aos serviços ao usuário. Trata-se de estudo prioritariamente qualitativo, onde se aplicou o método descritivo. Como critério de seleção da amostra foram considerados dois ranqueamentos internacionais para obter a representatividade regional no país. Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica da entrevista junto aos gestores dos sistemas integrados de bibliotecas das universidades que compuseram a amostra desta pesquisa. Os resultados do estudo permitiram apontar elementos que possibilitam a maximização das competências das bibliotecas universitárias da amostra, via rede colaborativa, de maneira a trazer incrementos na área de serviços e produtos de informação, com vistas à melhoria da produção de conhecimento na academia em prol do desenvolvimento intelectual e social.. _ ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research fits into the context of brazilian academic libraries’ systems with focus to users services. Reference services’ area has been having impacts from digital environment introduction and its resources. The mainly problem is to provide services in context to the new informational paradigm because services focused on users in academic libraries became a basic issue. This study proposes a conceptual configuration of a collaborative network of information products and services in academic libraries that would facilitate users services provision. The theoretical framework is mainly based into Information Science field and Library Science through subject areas as: Information Management and Reference Services. Related fields as Economics and Administration are covered under the themes: Service Economy and Organizational Networks. Also an investigation was made about the United Kingdom and the United States agencies and institutions’ support to users services in academic libraries networks. It is mainly a qualitative study, which applies the descriptive method. The sample was selected by the analysis of two international rankings. Semi-structured interview technique was used to achieve integrated libraries’ managers viewpoint of higher education federal institutions. Data collection purpose were to come up with results to design a proposal of information products and services collaborative network through the skills’ maximization of brazilian academic libraries. This research intend to enable services' improvements in these libraries looking for knowledge production to intellectual and social development benefits.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRede colaborativa de serviços e produtos de informação no contexto das bibliotecas universitárias brasileirasen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordBibliotecas universitárias - Brasilen
dc.subject.keywordBibliotecas - redes de informaçãoen
dc.subject.keywordServiços de informaçãoen
dc.subject.keywordGestão da informaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/15295/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.