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dc.contributor.advisorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Elson Marcolino da-
dc.date.accessioned2014-04-02T15:35:31Z-
dc.date.available2014-04-02T15:35:31Z-
dc.date.issued2014-04-02-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.citationSILVA, Elson Marcolino da. Letramento digital e pressupostos teórico-pedagógicos: neotecnicismo pedagógico? 2013. 197 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15408-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.en
dc.description.abstractEsta investigação, de cunho qualitativo-crítico, parte da problemática da introdução das tecnologias digitais na educação escolar em sua dimensão pedagógica. Neste sentido, o objetivo foi investigar quais eram os pressupostos teóricos e pedagógicos que orientavam as práticas de letramento digital de professores e alunos, quando esses faziam usos dos computadores e da internet no laboratório de informática de um colégio público estadual localizado em Anápolis – GO. Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), estas configuram-se um novo tipo de linguagem denominada de digital. Entre as múltiplas TICs, a linguagem digital se expressa também através do computador e da internet. As práticas sociais decorrentes dos usos que as pessoas fazem da linguagem digital, mediada pelo computador e internet, são denominadas de práticas de letramento digital. Em relação aos pressupostos teóricos e pedagógicos, para Saviani, esses podem se manifestar na prática escolar de duas maneiras: hegemônica ou contrahegemonicamente. A primeira orienta as práticas pedagógicas escolares para a conservação da sociedade, mantendo a ordem existente e leva em consideração, primeiramente, os interesses dominantes. Em contrapartida, a segunda segue projetos que buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviços das forças que lutam para transformar a ordem vigente, visando à instauração de uma nova sociedade. Como procedimento metodológico, elegeu-se o nível explicativo com o delineamento do estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas observações das práticas de letramento digital de professores e alunos quando esses faziam usos do computador e da internet no laboratório de informática do colégio; análise do projeto político pedagógico do colégio; e realização de entrevistas com três professoras da instituição pesquisada. Esses procedimentos, após passarem por um processo inicial de tratamento, constituíram-se no corpus da investigação e foram submetidos à análise de conteúdo. A pesquisa evidencia contradições entre o nível discursivo e o prático. Ainda que a concepção de educação, que orienta as práticas de letramento digital de professores e alunos, esteja subsidiada em discursos contra-hegemônicos que possibilitam visões críticas e transformadoras da realidade social, contraditoriamente há indícios de que as práticas de letramento digital destes mesmos sujeitos educativos estejam sendo subsidiadas por pressupostos hegemônicos do neotecnicismo em que identificou-se e analisou-se no corpus da pesquisa: a) o conceito de aprendizagem na noção do aprender “sempre”; b) o de formação, considerado uma constante ao longo de toda carreira por exigência natural do mercado; c) as capacidades e comportamento como interagir positivamente no colégio, trabalhar em equipe de forma empreendedora e criativa e capacidade de tomar iniciativa; d) o de metodologia explicitada, que é o “aprender/aprendendo”. O entendimento de que esses conceitos são desdobramentos do conceito de ensino “renovado”, também identificado e analisado no corpus da pesquisa, reforça a conclusão de que as práticas de letramento digital dos professores e alunos orientam-se por pressupostos pedagógicos hegemônicos, pois tanto o neotecnicismo, quanto o ensino “renovado” surgem e se desenvolvem com a finalidade de manter a educação e os fenômenos que a compõem atrelados aos interesses produtivo-capitalistas. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research, a qualitative-critical, the problem starts from the introduction of digital technologies in school education in its pedagogical dimension. In this sense, the aim was to investigate what were the theoretical and pedagogical practices that guided the digital literacy of teachers and pupils, when these were using computers and internet in the computer lab of a state school for basic education located in Anápolis – GO. With the development of Information and Communication Technologies (ICTs) sets up a new type of language called digital. Among the multiple ICTs, the digital language is also expressed through the computer and the internet. Social practices arising from the use that people make of the digital language, mediated by computer and Internet, are called digital literacy practices. Regarding the theoretical and pedagogical pressuposition, to Saviani, these can manifest in school practice in two ways: hegemonic or not hegemonic. The first one guides the school pedagogical practices for the conservation of society, keeping the existing order and takes into account, first, the dominant interests. In contrast, the second follows projects that seek to intentionally and systematically put the education to services the forces fighting to transform the existing order, aiming at the establishment of a new society. As a methodological procedure, we chose the explanatory level with the delimitation of the case study. For data collection were carried out observations of the digital literacy practices of teachers and students when these were using computers and Internet in the computer lab of the college; analysis of the political pedagogical project, and interviews with three teachers of the institution researched. These procedures, after passing through an initial process of treatment, it was constituted the corpus of research and were subjected to content analysis. The research highlights the contradictions between discursive and practical level. Although the conception of education that guides the practices of digital literacy of teachers and students is subsidized in speeches not hegemonics that enable critical and transformative visions of social reality, there is contradictory evidence that digital literacy practices of these same educational subjects are being subsidized by pressuposition hegemonic of the neotecnicism in that we identify and analyze the corpus of the research: : A) the concept of learning in the notion of "always learn"; b) the concept training, considered a constant throughout career by natural requirement of the market c) the capabilities and behavior as positively interact at school, work as a team in an entrepreneurial and creative ability to take initiative; d) the concept of methodology explained, is that " learn / learning." The idea that these concepts are offshoots of the concept of teaching "renewed", also identified and analyzed in the research corpus, reinforces the conclusion that the digital literacy practices of teachers and students are guided by pedagogical assumptions hegemonic because both neotecnicismo and "renewed" teaching appear and develop in order to maintain education and phenomena that comprise interests tied to capitalist-productive.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleLetramento digital e pressupostos teórico-pedagógicos : neotecnicismo pedagógico?en
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordTecnologia educacionalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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