Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15466
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ParaInglesVer.pdf545,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Para “inglês” ver : apontamentos sobre representações da mulher brasileira em casos repercutidos na imprensa internacional
Outros títulos: Notes on representations of Brazilian women showed in international press
Autor(es): Belisário, Katia Maria
Geraldes, Elen Cristina
Moura, Dione Oliveira
Assunto: Discriminação de sexo contra as mulheres
Mulheres na comunicação de massa - Brasil
Representações sociais
Data de publicação: Set-2013
Editora: Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (CCSH-UFSM)
Referência: BELISARIO, K.; GERALDES, E.C.; MOURA, Dione O. Para 'inglês' ver: apontamentos sobre representações da mulher brasileira em casos repercutidos na imprensa internacional. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 26, n. 3, p. 467-477, set./dez. 2013. Disponível em: < http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs- 2.2.2/index.php/sociaisehumanas/article/view/2902/pdf>. Acesso em: 17 abr. 2014.
Resumo: Este artigo objetiva mostrar as representações da mulher brasileira, divulgadas, sobretudo, pela imprensa, pelas autoridades do turismo e pelos propagadores da cultura nacional e repercutidas na mídia internacional. É recorrente o enaltecimento da beleza, sensualidade e disponibilidade da mulher brasileira. O que inquieta e leva à reflexão é: como tais representações manifestam-se na imprensa internacional? Qual o discurso fundador dessas representações? Este artigo apresenta a relação entre mídia, gênero e representações sociais, apontando as contradições do discurso jornalístico ao reproduzir essas visões estereotipadas da mulher brasileira e, ao mesmo tempo, combater o turismo sexual, que se alimenta dessas representações. São utilizadas, para tanto, duas situações de repercussão internacional: o caso Geisy Arruda, uma estudante de uma faculdade na Grande São Paulo agredida por seus colegas por usar um vestido curto; e a cobertura da posse da presidenta do Brasil, Dilma Roussef.
Abstract: This article aims to show how the Brazilian women have been seen by the international press through the social representations of beauty, sensuality and availability. The discussion is: how such representations are manifested in the international press? What is the founding discourse of these representations? .The paper presents the relationship between media, gender and social representations we analyse here the contradictions of journalism to convey such speeches and at the same time fighting the sex trade. Journalism is revealed, then as a space of social conflict, in which there is affirmation of prejudices and stereotypes and criticisms of these worldviews. Two situations of international repercussion were used as example: the Geisy Arruda, a case of a student at a college in São Paulo assaulted by colleagues for wearing a short dress, and the coverage of inaugration of the Brazilian President Dilma Rousseff.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença: Revista Sociais e Humanas - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . (CC BY 3.0). Fonte: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/sociaisehumanas/article/view/2902/pdf . Acesso em: 17 abr. 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.