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dc.contributor.advisorSêga, Christina Maria Pedrazza-
dc.contributor.authorSouza, Alessandro dos Santos-
dc.date.accessioned2014-05-12T12:47:47Z-
dc.date.available2014-05-12T12:47:47Z-
dc.date.issued2014-05-12-
dc.date.submitted2014-02-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Alessandro dos Santos. Elementos para uma epistemologia da cibercultura. 2014. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15585-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.en
dc.description.abstractA pesquisa pretende contribuir com elementos para a proposição de uma epistemologia da cibercultura, uma vez que entendemos que esta pode se constituir como campo de investigação privilegiado para a Comunicação, ao relacionar objetos de estudo importantes dessa área, como os meios de comunicação, as interações comunicacionais mediadas e a cultura de massa. Encontrar as aberturas para pensar essa nova epistemologia implica desenvolver um percurso de exposição e reflexão sobre conceitos da epistemologia geral, sobre os objetos e teorias da epistemologia da comunicação, além da circunscrição da cibercultura sob uma perspectiva histórica – mas também crítica – e sua relação com as dinâmicas sociais que a influenciam. Esse posicionamento favorece a problematização dos conhecimentos produzidos em nossa atualidade quanto aos fenômenos comunicacionais advindos com a internet e, consequentemente, a “cultura” que se forma a partir da expansão do ciberespaço. A perspectiva é de uma discussão epistemológica, motivo pelo qual privilegiamos analisar os estudos e teorias sobre as comunicações mediadas por computadores (CMC) e a internet, ao invés de analisarmos grupos, comportamentos ou ferramentas específicas. Destacamos essa análise crítica da atualidade como processo necessário para situar o presente trabalho dentro de uma ordem propriamente comunicacional, uma vez que hoje encontramos a CMC como parte constituinte e decisiva das relações humanas, amalgamada com o cotidiano e com as práticas sociais diárias de um contingente cada vez maior da população. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe research intends to contribute with elements to propose an epistemology of cyberculture, since we think that it is a privileged field of research for communications, as it relates to some of its main objects of study (mediated interaction, digital media and mass culture). To think about this new epistemology involves developing a way of exposure and reflection on: general concepts of epistemology, the objects and theories of epistemology of communication, in addition to a characterization of cyberculture from a historical perspective - but also critical - in relation with the social dynamics that have an influence over it. This position takes us toward an understanding of our present, of which we are the protagonists, in order to investigate the communication on the Internet and the "culture" that is formed from the expansion of cyberspace. The prospect is of an epistemological debate, which is why we focus on analyzing the studies and theories of computer mediated communication (CMC) and the internet, instead of analyzing groups, behaviors or specific tools. We highlight that this critical analysis of the current process as being necessary to situate this work within a strict communication order, since in these days we find the CMC as a constituent and decisive part of human relationships, amalgamated with the everyday and the social practices of an increasing contingent of people.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleElementos para uma epistemologia da ciberculturaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCiberculturaen
dc.subject.keywordEpistemologiaen
dc.subject.keywordComunicaçãoen
dc.subject.keywordInterneten
dc.subject.keywordTecnologiaen
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dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
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