Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15758
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EdeuzanedeFatimaPereiradaSilvaSteinmetz.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuque, Cláudio Gottschalg-
dc.contributor.authorSteinmetz, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2014-06-04T12:34:18Z-
dc.date.available2014-06-04T12:34:18Z-
dc.date.issued2014-06-04-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.citationSTEINMETZ, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva. Processo de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informação. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15758-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o processo de organização da informação é importante para que aconteça uma aprendizagem significativa, essa dissertação tem o propósito de investigar como o aluno de graduação registra, comunica, organiza e recupera suas produções científicas durante o período de graduação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa sob a ótica da Arquitetura da Informação, com discentes, no último ano de gradução, de algumas instituições de ensino superior no Distrito Federal para compreender sobre o comportamento informacional desses alunos e sobre suas práticas investigativas. É uma pesquisa empírica, com abrodagem qualitativa, quantitativa e análise exploratória. Busca-se descobrir o nível de Competência Informacional dos graduandos, baseado no padrão da Association of College and Research Libraries – ACRL (2000), e investiga-se o que eles pensam sobre pesquisa, produção de conhecimento e Iniciação Científica. Portanto, o estudo caracteriza-se pela utilização de abordagem multimétodo que foi feito com alunos cujo perfil é o de ser parte de uma comunidade onde a prática de pesquisa e de Iniciação Científica ainda não está bem consolidada. Considerando que a informação tem o poder de direcionar o estudante e que a Arquitetura da Informação contribui para organizar e recuperar informação, investiga-se como pode ser utilizado tecnologias sociais para a construção de um ambiente de ensino que ofereça ao aluno o que é necessário para que ele crie uma cultura de pesquisa, produção de conhecimento e publicações científicas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractWhereas the process of organizing information is important for it to happen meaningful learning, this dissertation aims to investigate how the graduate student records, communicates, organizes and retrieves their scientific productions during graduation. For this, a survey was developed from the perspective of Information Architecture, with students in the final year of graduate courses, some institutions of higher education in the Federal District to understand about the information behavior of these students and on their investigative practices. It is an empirical research with approach qualitative, quantitative and exploratory analysis. Seeks to discover the level of Information Literacy of undergraduates, based on the standard of the Association of College and Research Libraries - ACRL (2000 ), and investigates what they think about research, knowledge production and Scientific Initiation. Therefore, the study is characterized by the use of multi-method approach that was done with students whose profile is to be part of a community where the practice of research and scientific initiation is not yet well established. Whereas information has the power to direct the student and the Information Architecture helps to organize and retrieve information, investigates how social technologies can be used to build a learning environment that offers the student what is needed to it creates a culture of research, knowledge production and scientific publications.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProcesso de organização da informação para a aprendizagem sob a ótica da arquitetura da informaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordComportamento informacionalen
dc.subject.keywordOrganização da informaçãoen
dc.subject.keywordArquitetura da informaçãoen
dc.subject.keywordCompetência informacionalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.