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Título: Uso de tecnologias na prática pedagógica e sua influência na criatividade, clima de sala de aula e motivação para aprender
Autor(es): Borges, Clarissa Nogueira
Orientador(es): Fleith, Denise de Souza
Assunto: Criatividade (Educação)
Sala de aula
Motivação (Psicologia)
Tecnologia da informação
Data de publicação: 4-Jun-2014
Referência: BORGES, Clarissa Nogueira. Uso de tecnologias na prática pedagógica e sua influência na criatividade, clima de sala de aula e motivação para aprender. 2014. xv, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Criatividade, motivação para aprender e uso de recursos tecnológicos na prática pedagógica são temas que têm despertado o interesse de pesquisadores, educadores e psicólogos escolares. Embora se observe uma crescente incorporação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação, no Brasil, as investigações sobre esses fenômenos, de modo geral, têm sido realizadas em contextos nos quais são utilizados recursos pedagógicos tradicionais, desconsiderando as possíveis influências das novas tecnologias. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo comparar alunos e alunas de escolas em que são utilizadas TIC nas práticas pedagógicas e os de instituições de ensino que não fazem uso desses recursos no que se refere à criatividade, à percepção do clima de sala de aula para criatividade e à motivação para aprender, além de analisar possíveis relações entre as três variáveis. Participaram da pesquisa 76 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de instituições particulares de ensino do Distrito Federal, sendo 39 (51,3%) do gênero masculino e 37 (48,7%) do feminino. Quarenta e sete alunos (61,8%) estudavam em uma escola cujos professores utilizam TIC em suas práticas e 29 estudantes (38,2%) eram provenientes de duas instituições em que não são utilizados recursos tecnológicos com essa finalidade. A média de idade dos participantes era de 9,96 anos, variando entre 9 e 12 anos. Foram aplicados nos alunos três instrumentos: (a) Testes Torrance de Pensamento Criativo, (b) Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula, e (c) Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por meio de análise de variância univariada (ANOVA) e Correlação de Pearson. Em relação aos testes de pensamento criativo, as meninas obtiveram médias significativamente superiores, em comparação aos meninos, nos índices de Criatividade Figural e viii Criatividade Geral. Os alunos da escola com uso de TIC registraram média significativamente mais alta em Criatividade Figural, quando comparados aos demais estudantes. Observou-se também uma interação significativa entre gênero e tipo de escola: alunos do gênero masculino que estudavam na escola com uso de TIC e alunas das instituições sem uso de TIC apresentaram os melhores resultados em Criatividade. Quanto à percepção do clima de sala de aula, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade e Interesse do Aluno pela Aprendizagem foram os fatores melhor avaliados, ao passo que Autonomia do Aluno recebeu avaliação menos positiva. As análises não indicaram diferenças entre gêneros. Por outro lado, os alunos das escolas sem uso de TIC apresentaram uma percepção significativamente mais positiva acerca de seu Interesse pela Aprendizagem. Os resultados apontaram, ainda, médias significativamente mais elevadas em motivação extrínseca entre os meninos, em comparação às meninas, e entre estudantes da escola com uso de TIC, quando comparados aos alunos das instituições sem uso de TIC. Ademais, verificou-se uma correlação positiva significativa entre motivação intrínseca e todos os fatores da escala de percepção do clima de sala de aula para criatividade, além de uma correlação negativa significativa entre motivação extrínseca e três fatores da escala. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Creativity, motivation to learn and use of technological resources in pedagogical practices are themes that have caught increasing interest from researchers, educators and school psychologists. In Brazil, in spite of growing incorporation of information and communication technologies (ICT) in education, research about these phenomena have been carried out mostly in contexts in which only traditional teaching resources are used, disregarding the possible influences of the new technologies. Thus, the present study aimed to compare students, boys and girls, from schools that use and schools that do not use ICT on their pedagogical practices regarding student’s creativity, perception of classroom climate for creativity and motivation to learn. Possible relationships between these three variables were also analyzed. A total of 76 fifth grade-students of private elementary schools from Distrito Federal have participated in the present study. From those, 39 (51.3%) were male and 37 (48.7%) were female. Forty-seven students (61.8%) frequented a school whose teachers use ICT in their practices and 29 students (38.2%) were from two institutions where technological resources are not used. The average age of the participants was 9.96, varying between 9 and 12 years. Three instruments were administered to the students: (a) Torrance Tests of Creative Thinking, (b) Classroom Climate for Creativity Scale, and (c) Scale for Evaluation of Motivation to Learn for Elementary School Students. Data were analyzed through univariate analysis of variance (ANOVA) and Pearson’s correlation. Regarding creative thinking, girls had significantly higher means as compared to boys, and this was true for both, Figural Creativity and General Creativity. Furthermore, students from school that use ICT showed significantly higher mean in Figural Creativity, when compared to those from institutions that do not use ICT. There was also a significant interaction between x gender and type of school: male students from schools that use ICT and female students from institutions that do not use ICT showed the best results regarding Creativity. As for the perception of classroom climate, Student’s Self-perception with respect to Creativity and Student’s Interest for Learning were the best evaluated factors, whereas Student’s Autonomy received less positive marks. The analyses do not indicate differences among genders. On the other hand, the pupils from schools that do not use ICT presented a significantly more positive perception about their Interest for Learning. The results also revealed significantly higher means for extrinsic motivation among boys, as compared to girls, and among students from school that use ICT, when compared to students from institutions that do not use ICT. Furthermore, there was a significant positive correlation between intrinsic motivation and all factors from Classroom Climate for Creativity Scale, but a significant negative correlation between extrinsic motivation and three factors from that scale.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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