http://repositorio.unb.br/handle/10482/15769
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_CinaraBarbosaSousa.pdf | 10,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O dispositivo da curadoria : entre seleção, conceito e plataforma |
Outros títulos: | The dispositive of curatorship : among selection, conception and plantform |
Autor(es): | Sousa, Cinara Barbosa de |
Orientador(es): | Medeiros, Maria Beatriz de |
Assunto: | Curadoria - artes Artistas Museologia |
Data de publicação: | 5-Jun-2014 |
Data de defesa: | 3-Mai-2013 |
Referência: | SOUSA, Cinara Barbosa de. O dispositivo da curadoria entre seleção, conceito e plataforma. 2013. 264 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O dispositivo da Curadoria - entre seleção, conceito e plataforma c uma pesquisa que investiga o plano fulcral que opera a atividade da curadoria. Como medida de problematização procuramos dimensionar fundamentos e domínio desta atividade. Nosso propósito maior é refletir o que a curadoria faz e quais são seus princípios em relação à arte e não como se faz curadoria. Neste sentido, procuramos compreender esta atividade à luz do conceito multidimensional de dispositivo e na construção das relações em torno dos signos do poder, do saber e da posição dos sujeitos. Para tanto, buscamos por meio de seus estratos históricos e, 110 atravessamento das formações discursivas e dos códigos ordenadores da cultura, elementos elucidadores das concepções do discurso e das ações curatoriais. Com isso visualizamos 11a atualidade um segmento da produção artística que, ao ser afetada pela curadoria, cria linhas de fuga por meio de sua poética. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The dispositive of Curatorship - among selection, concept and platform is a research that investigates the plan key which operates the activity of curatorship. In order to render problematic, we tried to scale the background and the field of this activity. Our main purpose is to reflect on what is done by curatorship and what its principles are in relation to the art, and not on how curatorship is done. In this sense, we aim to comprehend this activity regarding the concept of multidimensional dispositive and building relationships around the signs of power, knowledge and the position of the subjects. Therefore, we seek, through its historical strata and by crossing the discursive formations and the planning codes of culture, elements which reflect the concepts of discourse and the curatorial actions. Thus, nowadays we visualize a segment of the artistic production that, when affected by curatorship, creates lines of flight through its poetic. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.