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Título: Corpo e movimento : concepções de professores na educação física escolar
Autor(es): Pinto, Júlia Capute Corrêa
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Educação física
Corpo humano e linguagem
Psicologia do desenvolvimento
Movimento - psicologia
Data de publicação: 10-Jun-2014
Referência: PINTO, Júlia Capute Corrêa. Corpo e movimento: concepções de professores na educação física escolar. 2014. x, 114 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções de professores relacionadas à Educação Física escolar, em especial, as de corpo e movimento. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, com a participação de dois professores de Educação Física. A metodologia baseou-se na Epistemologia Qualitativa de González Rey. Para a construção das informações foram realizadas observações das aulas, entrevistas individuais com os professores e análise documental do projeto político pedagógico da escola. No procedimento de análise das informações foram identificados indicadores empíricos que sustentaram a construção de seis categorias, a saber: O professor, sua formação acadêmica e docência; A Educação Física escolar como cultura da prática esportiva; O lugar da Educação Física na escola; As relações entre professores e alunos e a consideração das singularidades; A deficiência nas aulas de Educação Física; Corpo como meio (físico), Movimento como fim (técnico). Considera-se que corpo foi concebido pelos professores como uma estrutura ou instrumento, e movimento como expressão corporal o que, em conjunto com os apontamentos da comunidade escolar, apresenta a ideia de meio (corpo) e fim (movimento) na prática da atividade física, notadamente o esporte. Apesar do destaque para o aspecto motor do desenvolvimento, as concepções dos professores não se resumiram a ele: elementos culturais foram atrelados ao movimento corporal, considerando aspectos da subjetividade individual e social, como a singularidade dos alunos, suas emoções, as relações interpessoais, condições de vida e o contexto de trabalho, revelando concepções dinâmicas e articuladas em relação ao desenvolvimento humano e à Educação Física escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this research was to analyze teachers' conceptions related to Scholarship Physical Education, especially of body and movement. The research was conducted in a public school of Distrito Federal, with the participation of two Physical Education teachers. The methodology was based on the Qualitative Epistemology of González Rey. To construct the information were held classes observations, interviews with the teachers and the analysis of the Political Pedagogic Project of the school. In the procedure of information analysis, empirical indicators were identified and they supported the construction of six categories, namely: The teacher, his academic formation and teaching; Scholarship Physical Education as the culture of practicing sports; The place of Physical Education in the school; The relationships between teachers and students and the consideration of singularities; Deficiency in Physical Education classes; Body as mean (physical), Movement as goal (technical). It is considered that body was designed by teachers as a structure or an instrument, and movement as a body expression which, together with the notes of the school community, presents the idea of mean (body) and goal (movement) in the practice of physical activity, notably sports. Despite the emphasis on the motor aspect of the human development, teachers' conceptions were not restricted to it: cultural elements were linked to the body movement, considering aspects of individual and social subjectivity such as the singularity of the students, their emotions, interpersonal relationships, life conditions and the work context, revealing dynamic and articulated conceptions in relation to human development and Scholarship Physical Education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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