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Título: Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
Autor(es): Barbosa, Elizabeth Mello
Orientador(es): Almeida Filho, José Carlos Paes de
Assunto: Professores de línguas
Ética profissional
Data de publicação: 7-Jul-2014
Referência: BARBOSA, Elizabeth Mello. Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas. 2014. xviii, 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho é voltado para o aperfeiçoamento profissional de professores de línguas. Ele facultou inicialmente a análise de códigos de éticas existentes em outras profissões, bem como as tentativas de criação de um código de ética para professores de modo geral, avaliou a importância de um código de ética para o enriquecimento e valorização profissional, levantou insumos para a formulação de uma minuta de código de ética para os professores da Área de Ensino e Aprendizagem de Línguas filiada à Linguística Aplicada. A proposta que resultou está pautada num conceito contemporâneo de ética e de ética profissional, conceitos esses fundamentais para a valorização profissional. O trabalho discorre ainda sobre as relações entre pares conceituais como ética e formação profissional, ética e cultura, ética e legislação, ética e pesquisa. Ao final a discussão nos levou a considerar o preceito de um código de ética e de sua importância para os profissionais de línguas no Brasil. Um código de ética, conforme discutimos, reflete a conduta ética de uma organização, a qual corresponde ao reflexo da conduta de seus profissionais. Tal conduta não se limita ao mero cumprimento da legislação, sendo o resultado a soma dos princípios morais de cada um de seus integrantes pactuados num futuro Conselho Federal de Professores de Línguas. A metodologia adotada foi pautada pela pesquisa interpretativista qualitativa mediado por procedimentos como o estudo de caso documental, usando três de seus instrumentos típicos como o grupo focal, a entrevista e questionários. A análise de dados foi realizada sobre o prisma da triangulação. Os resultados são consubstanciados num esboço consistente de um código de ética para professores de línguas que pode, agora, seguir sua trajetória de validação por parte dos profissionais da área, autores, formadores de opinião e pesquisadores comprometidos com o amadurecimento da profissão. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work is aimed at language teachers . It presents an analysis of existing codes of ethics, as well as attempts to establish a code of ethics for teachers, evaluates the importance of a code of ethics for the enrichment and professional development, raises inputs for creating a code of ethics for teachers of language teaching. Is guided in the concept of ethics and professional ethics, fundamental concepts for professional development. Discusses the relationship between ethics and training, ethics and culture, ethics and law, ethics and research. Introduces the concept of ethics and its importance for professional language code. A code of ethics reflects the ethical conduct of an organization, in effect, is a reflection of their professional conduct. Such conduct is not limited to mere compliance with the law, being the sum of the moral principles of each of its members. The methodology is guided interpretive qualitative research. The methodology adopted for the development of this work is to study documentary case of using three of its instruments: focus groups, interviews and questionnaires. Data analysis was performed on the prism of triangulation. Expected results: a consistent outline of a code of ethics for language teachers.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014
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