Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15885
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaSousaDuarte.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dispositivos para a escuta clínica do sofrimento no trabalho : entre a clínica da cooperação e das patologias
Autor(es): Duarte, Fernanda Sousa
Orientador(es): Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Assunto: Psicodinâmica do trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Sindicatos - professores
Data de publicação: 10-Jul-2014
Referência: DUARTE, Fernanda Sousa. Dispositivos para a escuta clínica do sofrimento no trabalho: entre a clínica da cooperação e das patologias. 2014. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A clínica psicodinâmica do trabalho presenta-se como método para a construção do saber e ação nas situações de trabalho, sendo um espaço onde se privilegia a fala do trabalhador, sendo a partir dela que se constituirá o saber sobre seu trabalho. Mendes e Araujo (2012) sugerem algumas ampliações no método em Clínica do Trabalho sugerido por Dejours (1992) a partir das práticas brasileiras em diversos contextos de trabalho, como os cinco dispositivos para qualificar o processo da clínica psicodinâmica do trabalho – demanda, elaboração-perlaboração, a construção de laços,a interpretação e a formação do clínico. Mendes e Araujo também sugerem a clínica do trabalho em duas modalidades: das patologias, com foco no adoecimento no trabalho; e da cooperação, voltada para a mobilização subjetiva. O presente trabalho tem por objetivo comparar a condução de duas práticas distintas de clínicas psicodinâmica do trabalho - da cooperação e patologias – realizadas no Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Os resultados aqui apresentados são fruto de experiência orientada pelo método proposto por Mendes e Araujo (2011/2012),relatando dois casos em modalidades distintas em clínica psicodinâmica do trabalho com professores da rede de ensino público do Distrito Federal. A clínica psicodinâmica do trabalho foi sugerida para o Sindicato dos Professores a partir do resultado de uma pesquisa também realizada pelo Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília. O recorte de dados apresentado contempla a participação voluntária de 30 professoras e professores distribuídos em dois grupos de acordo com sua demanda: um de cooperação, realizado com professores de uma mesma escola em seu local de trabalho, e um de patologias/inclusão, que agrupou professores de diversas escolas e regiões do Distrito Federal em situação de readaptação funcional, este acontecendo no espaço físico do sindicato. As sessões, realizadas por uma psicóloga, eram semanais, com duração média de uma hora e meia, e ocorreram durante três meses e meio, contabilizando uma média de 10 sessões por grupo. Supervisões não-sistemáticas e não periódicas foram realizadas ao longo do percurso clínico. Os dados foram registrados em diários de campo e memoriais para serem submetidos posteriormente a Análise Clínica do Trabalho de Mendes & Araujo (2012). Os resultados indicam que diferentes modalidades de clínica do trabalho exigem diferentes articulações dos dispositivos clínicos, além do seu encadeamento, apontando ainda para diferentes tipos de condução de acordo com a situação de cada grupo, além de reiterar a importância da supervisão como dispositivo clínico. Nesse contexto de aplicação profissional da Clínica do Trabalho como pesquisa e intervenção pode-se notar a imposição do real do trabalho no ofício do clínico do trabalho conforme se depara com imprevistos e questionamentos advindos da aplicação da teoria à prática, observando que a psicodinâmica do trabalho de cada grupo tem influências diretas na estruturação do processo clínico. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Psychodynamic Clinic of Work is presented as a method for the construction of knowledge and action in work situations, a space where the workers' discourse is privileged. From these discourses arise the knowledge about their work. Mendes and Araujo (2012) suggest some extensions of the method in Clinic of Work first suggested by Dejours (1992) . These modifications are suggested based on brazilian practices in different work contexts and bring to us five devices to qualify the clinical process on psychodynamic of work . They are the demand , elaboration-perlaboration, building affective links, interpretation and clinical training . Mendes and Araujo and also suggest clinical work in two modes : the pathologies one, focusing on the illness at work, and the cooperation one that focus on the subjective mobilization. The present study aims to compare the conduct of two distinct practices on psychodynamical clinic of work – cooperation and pathologies – within a teachers’ syndicate on Brazil’s Federal District. The results presented here come an experience in clinic of work according to Mendes and Araujo (2011/2012) method. This study reports two cases, in different modalities of clinical action, with school teachers from public schools in Brazil’s Federal District. This intervention was suggested for the Teachers’ Syndicate from the results of a survey also conducted by the Laboratory of Psychodynamics and Clinic of Work. The clipping of data presented shows the results of voluntary participation of 30 teachers and teachers divided into two groups according to their demand: one of cooperation, conducted with teachers from the same school in their workplace; and pathologies, which brought together teachers from different schools and areas of the Brazil’s Federal District in situations of functional adaptation, this one happening in the physical space of the syndicate. The sessions were conducted by a psychologist and took place weekly lasting an average of an hour and a half each one, and occurred within three and half months – total time, accounting for an average of 10 sessions per each group. Non- systematic and non-periodic supervisions were held throughout the clinical course. Data were recorded in field diaries and memorials to be submitted subsequently to Clinical Analysis of Work , according to Mendes & Araujo (2012) . The results indicate that different types of clinical work require different joints of clinical devices, pointing to different types of driving groups according to the situation of each group . In this context of professional application of Clinic of Work as research and intervention we may note the imposition of the reality of the work in clinical work as well. The clinical-researcher is faced with unforeseen questions which arise from the application of theory to practice , noting that the psychodynamics of work each group has direct influences in structuring the clinical process. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
La clínica psicodinámica Del trabajo se presenta como un método para la onstrucciónde conocimiento y acción en situaciones de trabajo. Es un espacio en que la habla Del trabajador es privilegiada en la construcción del saber del trabajo. Mendes y Araujo (2012) sugieren algunas extensiones del método en el trabajo clínico primeramente sugerido por Dejours (1992) a partir de la práctica clínica en Brasil con diferentes contextos de trabajo. De entre las contribuciones de las autoras estan los cinco dispositivos para qualificar el proceso de la clínica psicodinámica del trabajo - la demanda, elaboración-perlaboración,la creación de vínculos ,la interpretación y la formación clínica . Mendes Araujo y también sugieren el trabajo clínico en dos modalidades : lo de las patologías , con foco en las patologías en el trabajo, y lo de la cooperación, que camina hacia el sufrimiento hasta la movilización subjetiva . Este estudio tiene como objetivo comparar la conducta de dos prácticas distintas de clínica psicodinámica del trabajo - cooperación y patologías – en lo Sindicato de los Maestros del Distrito Federal de Brasil. Los resultados que aquí se presentan vienen de experiencia en clinica del trabajo de acuerdo con el método propuesto por Mendes y Araujo (2011/2012) y exponen dos casos en diferentes modalidades de trabajo clínico con los maestros de las escuelas públicas en el Distrito Federal. El trabajo clínico fue sugerido al Sindicato de Maestros a partir de los resultados de una encuesta también realizada por el Laboratorio de Psicodinamica y Clinica del Trabajo de la Universidad de Brasilia. El recorte de los datos presentados incluyen la participación voluntaria de 30 profesoras y profesores divididos en dos grupos de acuerdo a su demanda : uno de cooperación, realizado con los profesores de la misma escuela en su lugar de trabajo, y uno de las patologías que reunió a profesores de diferentes escuelas y áreas del Distrito Federal en situaciones de readaptación funcional, ocurriendo en el espacio físico del sindicato. Las sesiones, dirigidas por una psicóloga, eran semanales con una duración media de una hora y media, y se produjo dentro de tres meses y medio, lo que representa un promedio de 10 sesiones por grupo. Supervisiones no sistemáticas y no periódicas se llevaran a cabo durante el curso clínico. Los datos fueron registrados en diarios de campo y memoriales que fueron posteriormente sometidos al Análisis Clínico del Trabajo de Mendes y Araujo (2012). Los resultados indican que los diferentes tipos de trabajo clínico requieren diferentes articulaciones de los dispositivos clínicos, apuntando a diferentes tipos de conducción de acuerdo a la situación de cada grupo. En este contexto de aplicación profesional de trabajo clínico como la investigación y la intervención se puede observar la imposición del real del trabajo en el oficio clínico: ante imprevistos y cuestiones derivadas de la aplicación de la teoría a la práctica es necesario reflexionar tanto teoria como práctica a cada aplicacion del método clínico. Los resultados también señalan que la psicodinámica del trabajo de cada grupo tiene influencias directas en la estructuración del proceso clínico.de cada grupo tiene influencias directas en la estructuración del proceso clínico.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.