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Título: Composições da violência : periferia, cidadania, política e identidade no rap Planaltina, DF – 1980 a 2013
Autor(es): Moreira, Camilla Spindula
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Rap (música)
Planaltina (DF)
Violência urbana
Análise do discurso
Data de publicação: 21-Jul-2014
Referência: MOREIRA, Camilla Spindula. Composições da violência: periferia, cidadania, política e identidade no rap Planaltina, DF – 1980 a 2013. 2013. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As imagens veiculadas pela mídia (jornal) criam certa semântica social da violência em Planaltina e desempenha um importante papel na construção do imaginário coletivo do Distrito Federal sobre a cidade figurada como “lugar da violência”. Dentre as inúmeras violências à cidadania, vivenciadas por aqueles que vivem nas periferias, o discurso do rap surge como instrumento de luta contra a hegemonia política e pelo poder de dizer as suas próprias palavras, primeiramente, pela necessidade de quebrar a conspiração do silêncio acerca da desigualdade social, econômica, da violência policial e de outras mazelas sociais das periferias. Os discursos propagados pelo rap estimulam mudanças que procedem no cotidiano de muitos jovens e estabelecem novas práticas sociais e identitárias. Em suas inúmeras performances, o rap ainda expressa uma violência estética que desmonta nosso sistema de operadores simbólicos pelos quais geralmente a compreendemos. As astuciosas composições da violência no rap nos evidenciam também o caráter criativo e complacente da violência. Assim, para os rappers, o problema de superar a violência não é uma questão de suplantá-la por completo, e sim uma questão de canalizá-la e controlá-la, de distinguir a boa violência - necessária, emancipatória - da prejudicial, destrutiva; e utilizar a primeira para superar a segunda. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The images in the media (newspaper) create certain semantic social violence in Planaltina and plays an important role in building the collective imagination of the Federal District of the city, where it is figured as "place of violence." Among the numerous violence will citizenship experienced by those living in the suburbs, the discourse of rap emerges as a tool to combat political hegemony and the power to tell their own words, first, the need to break the conspiracy of silence surrounding social inequality, economic, police violence and other social ills of the peripheries. The discourses propagated by rap stimulate changes that come in daily and many young people establish new social practices and identity. In his numerous performances in rap still expresses an aesthetic violence dismantling our system of symbolic operators by which usually understand. The artful compositions of violence in the rap also highlight the creative character and complacent violence. So for the rappers, the problem of overcoming violence is not therefore a matter of supplants it altogether, but rather a matter of channel it and control it, to distinguish the good violence - the necessary, the emancipatory - the harmful, destructive, and use the first to overcome the second.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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