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Título: A comunicação da má notícia na visão dos profissionais de saúde
Outros títulos: The communication of bad news from the perspective of health professionals
La comunicación de malas noticias desde la perspectiva de profesionales de la salud
Autor(es): Borges, Moema da Silva
Freitas, Graciele
Gurgel, Widoberto
Assunto: Representações sociais
Comunicação da má notícia
Comunicação interpessoal
Tanatologia
Data de publicação: 2012
Editora: Núcleo de Estudos de Saúde Pública - Universidade de Brasília
Referência: BORGES, Moema da Silva; FREITAS, Graciele; GURGEL, Widoberto. A comunicação da má notícia na visão dos profissionais de saúde. Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, n. 3, p. 113-126, ago. 2012. ISSN 1982-8829. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1159/1058>. Acesso em: 10 jul. 2014.
Resumo: Introdução: Uma má notícia é todo tipo de anúncio que produz sensações desagradáveis em um de seus agentes, especialmente aquelas associadas a diagnosticar e prognosticar enfermidades. A comunicação de más notícias é uma realidade constante no cotidiano dos profissionais de saúde, constituindo-se uma das áreas mais difíceis e complexas no contexto das relações interpessoais. Objetivos: A pesquisa objetivou apreender as representações sociais dos profissionais de saúde acerca da comunicação da má notícia. Método: Trata- se de pesquisa qualitativa exploratória. Para coleta de dados, utilizou-se uma análise documental [prontuários] e uma entrevista semiestruturada. Para auxílio da análise do material verbal obtido nas entrevistas, foi utilizado o software Alceste. Participaram da pesquisa 15 profissionais de saúde. Resultados: A análise das entrevistas aponta que os sujeitos não se sentem preparados para a comunicação da má notícia e reconhecem seus limites, medos, ansiedade. Relatam que durante a graduação não foram devidamente preparados para lidar com as emoções e sentimentos dos pacientes perante a doença grave e a morte. Entendem que poderiam buscar apoio em discussões de caso na equipe de saúde. Sugerem a criação de ambiente privativo, seguro e confortável nos quais pacientes e familiares possam se sentir acolhidos durante esse tipo de comunicação. Conclusão: Há necessidade de abordagem sobre o tema durante a formação e prática profissional. É bastante recomendável a implantação de um protocolo para esse tipo de comunicação, buscando favorecer um cuidado integral e humanizado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: Bad news is every type of announce that produces unpleasant sensations in one of its agents, especially those associated with diagnosing and predicting diseases. The communication of bad news is a constant reality in everyday health care professionals, becoming one of the most difficult and complex area in the context of interpersonal relationships. Objectives: The research aimed to apprehend the social representations of health professionals about communication of bad news. Method: This is an exploratory qualitative research. To collect the data, a documental analysis [records] and a semi- structured interview were used. To aid the analysis of the verbal material obtained in the interviews, the software Alceste was used. Participants were 15 health professionals. Results: The data analysis shows that the subjects do not feel prepared for the communication of bad news and they recognize their limitations, fears, anxiety. They report that, during the graduation, they were not properly prepared to deal with patients’ emotions and feelings in face of illness and death. They understand that they could seek support in case discussions in the health team. They suggest the creation of a private, safe and comfortable environment in which patients and families can feel accepted during this type of communication. Conclusion: There is a need to approach on the topic during the training and professional practice. It is strongly recommended the implementation of a protocol for this type of communication in order to promote a comprehensive and humane care. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
Introducción: Las malas noticias son cualquier tipo de anuncio que produce sensaciones desagradables en uno de sus agentes, especialmente los relacionados con el diagnóstico y la predicción de la enfermedad. La comunicación de malas noticias es una realidad constante en la vida cotidiana de los profesionales de la salud, convirtiéndose en uno de las más difíciles y complejas áreas en el contexto de las relaciones interpersonales. Objetivos: La investigación tuvo como objetivo comprender las representaciones sociales de profesionales de la salud acerca de la comunicación de malas noticias. Método: Se trata de una investigación exploratoria cualitativa. Para recoger los datos utilizados para analizar un documento [registros], y una entrevista semiestruturada. Para facilitar el análisis del material verbal obtenido en las entrevistas, se utilizaron el software Alceste. Los participantes fueron 15 profesionales de la salud. Resultados: El análisis de los datos muestra que los sujetos no se sienten preparados para la comunicación de malas noticias y reconocen sus limitaciones, miedos, ansiedad. Ellos informan que, durante la graduación, no fueron adecuadamente preparados para lidiar con las emociones y los sentimientos de los pacientes ante la enfermedad y la muerte. Ellos entienden que podrían buscar apoyo en las discusiones de casos en el equipo de salud. Ellos proponen la creación de ambiente privado, seguro y cómodo en el que los pacientes y las familias pueden sentirse aceptado para este tipo de comunicación. Conclusión: Hay necesidad de una formación sobre el tema durante la práctica y capacitación. Se recomienda la implementación de un protocolo para este tipo de comunicación que busca promover una atención integral y humana.
Licença: Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva - Esta obra é licenciada sob uma Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1159/1058. Acesso em: 10 jul. 2014.
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