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Título: “Últimos dias de Carlos Gomes” : do mito “gomesiano” ao “nascimento” de um acervo
Outros títulos: “The last days of Carlos Gomes” : the “gomesian” myth and the “beginning” of a collection
Autor(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Pintura - história
Museus de arte
Gomes, Carlos, 1836-1896
Representação artística
Data de publicação: Mai-2007
Editora: Centro de Preservação Cultural - Universidade de São Paulo
Referência: OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. “Últimos dias de Carlos Gomes”: do mito “gomesiano” ao “nascimento” de um acervo. Revista CPC, São Paulo, n. 4, p. 87-113, maio/out. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15608/17182>. Acesso em: 18 jul. 2014.
Resumo: O presente artigo busca identificar as estratégias utilizadas por dois pintores italianos, no final do século 19, para a representação da morte do compositor Carlos Gomes, na cidade de Belém, em 1896, e o uso que o Museu de Arte de Belém faz dessa “representação” dentro das narrativas de seu acervo. Para tanto, cabem reflexões sobre os processos narrativos da “pintura histórica” e seu uso documental dentro de uma tradição de ler “uma” história a partir da constituição do mito “gomesiano”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of the present article is to identify the strategies of two Italian painters from the last years of the Nineteenth Centrury to represent the death of composer Carlos Gomes that took place in Belem city, in 1896. The use of this “representation” by the Art Museum of Belem in the narratives of its collection is also object of study. For that, we reflect about the narrative procedures of the “historical painting” and its documental employ within the context of a tradition of reading “a” story from the establishment of the “gomesian” myth.
Licença: Revista CPC - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15608/17182. Acesso em: 18 jul. 2014.
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