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Título: Integration of face-to-face and virtual classes improves test scores in Biology undergraduate courses on days with flooding in Brazil
Outros títulos: Integração de aulas presenciais e virtuais influenciando nos resultados das avaliações em cursos de Biologia em dias com enchentes no Brasil
Autor(es): Santana, Otacílio Antunes
Silva, Talita Pereira
Oliveira, Girlanny Simplicio de
Silva, Myllena Matias da
Inacio, Euzelina dos Santos Borges
Imaña Encinas, José
Assunto: Precipitação (Meteorologia)
Acessibilidade
Educação ubíqua
Data de publicação: Jan-2013
Editora: Eduem - Universidade Estadual de Maringá
Referência: SANTANA, O. A. et al. Integration of face-to-face and virtual classes improves test scores in Biology undergraduate courses on days with flooding in Brazil. Acta Scientiarum. Education, v. 35, p. 117-123, 2013. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/17219>. Acesso em: 7 jul. 2014.
Resumo: A educação ubíqua, educação onipresente, se estabeleceu com a utilização de objetos de aprendizagem virtual, e integrando com as aulas presenciais trouxe satisfatórios resultados na construção do conhecimento. Em paralelo, um dos problemas recorrentes das metrópoles é a imobilidade do trânsito e consequentemente da chegada do aluno à Universidade. Em dias de inundações, o aluno demora mais para chegar à universidade ou às vezes não consegue chegar. A partir daí, foi hipotetizado que com a integração de aulas virtuais com presenciais seria a opção para os dias de imobilidade do trânsito nas metrópoles. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar os tipos de transporte utilizados pelos alunos para irem de suas casas à universidade; ii) analisar por quanto tempo os estudantes gastaram de suas casas à universidade; iii) comparar os resultados das avaliações dos alunos dos cursos de Biologia, que têm aulas presenciais integradas com virtuais com alunos que só têm aulas presenciais. Seis regiões metropolitanas do Brasil foram avaliadas durante dois semestres, um com dias com inundação e outro sem. Os resultados indicaram que os alunos que tiveram um suporte virtual da disciplina nos principais dias de inundação tiveram maiores notas e sucesso na construção do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Ubiquitous Education, omnipresent education, has established with the using of virtual learning objects, and integrating with the face-to-face classroom brought satisfactory results in the knowledge construction. In parallel, one of the recurring problems of cities is the traffic immobility and consequently the student's arrival to the University. In days of flooding, the student takes longer to get to university or sometimes cannot reach. This work has the hypothesis that the integration of face-to-face classes with virtual classes would be the option for the days of traffic immobility in cities. The objectives of this work were: i) to analyse the types of transport used by students from their homes to go to university, ii) to analyse how long students spent commuting from their homes to university, and iii) compare the results of student evaluations of biology courses that have lessons integrated between virtual and face-toface classes with students who only have face-to-face classes. Six metropolitan areas of Brazil were evaluated for two semesters, one with flooding days and another without. The results indicated that students who had a virtual support of the discipline, mainly on flooding days, had higher grades and success in knowledge construction.
Licença: Acta Scientiarum - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/17219. Acesso em: 7 jul. 2014.
DOI: https://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v35i1.17219
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