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2014_IsisGomesVasconcelos.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTodorov, João Claudio-
dc.contributor.authorVasconcelos, Ísis Gomes-
dc.date.accessioned2014-08-08T14:14:04Z-
dc.date.available2014-08-08T14:14:04Z-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.date.submitted2014-02-21-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Ísis Gomes. Um procedimento experimental de modelagem de respostas para seleção do produto agregado em metacontingências. 2014. ix, 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16050-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.en
dc.description.abstractEste estudo desenvolveu um delineamento experimental para metacontingências com dois objetivos: traduzir experimentalmente as características-chave do conceito – contingências comportamentais entrelaçadas e produto agregado – e trazer como pressuposto a modelagem e manutenção das respostas necessárias para a formação do produto agregado baseadas em reforço social. No Experimento 1, cinco duplas jogaram em um software de xadrez adaptado – uma peça para cada participante – no qual deveriam tentar ganhar o máximo de rodadas possível. Para jogar, os participantes moviam a peça pelo tabuleiro e cada rodada era finalizada com o encontro de ambas as peças em células adjacentes. O jogo incluía quatro condições subdivididas em dez fases: Linha de Base (A), Fase 1; Modelagem (B) fases 2 a 5; Extinção Sinalizada (C), fase 6; e Remodelagem (B), fases 7 a 10. A condição Modelagem apresentava feedbacks positivos – “VOCÊS VENCERAM” – quando o encontro ocorria nas células pré-programadas como área do produto agregado e o feedback “RODADA TERMINADA. TENTEM NA PRÓXIMA.” foi apresentado para encontros fora dessa área. A área do produto agregado foi reduzida a cada fase da modelagem como segue: 64 células, 32 células centrais, 16 células centrais e 4 células centrais respectivamente nas fases 2, 3, 4 e 5. As fases 7 a 10 da condição remodelagem eram idênticas às da condição modelagem. A linha de base não apresentava feedbacks; e a extinção sinalizada apresentava apenas feedbacks negativos independente da localização do encontro. A variável em análise foi o produto agregado dado pela localização dos encontros. As cinco duplas apresentaram variabilidade e estereotipia na localização dos encontros compatível com as exigências de cada condição. O Experimento 2 foi desenvolvido para verificar se o aumento na variabilidade observado na condição de extinção sinalizada foi devido à apresentação de feedbacks ou se apenas o retorno à linha de base seria suficiente. Outras cinco duplas jogaram numa programação ABAB e apresentaram resultados semelhantes aos obtidos no Experimento 1. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study has developed an experimental design for metacontingencies with two goals: experimentally translate the key-characters of the concept – interlocked behavioral contingencies and aggregate product – and bring as assumption shaping and necessary to the aggregate product formation response maintenance based on social reinforcement. In Experiment 1, five pairs played in an adapted chess software – one piece for each player – wherein they should try to win most trials as possible. For playing, the participants moved the piece across the chessboard and each trial ended with the meeting of both pieces in adjacent cells. The game included four conditions subdivided in ten phases: Baseline (A) phase 1; Shaping (B) phases 2 until 5; Signalized Extinction (C), phase 6; and Reshaping (B), phases 7 until 10. The shaping condition presented positive feedbacks – “VOCÊS VENCERAM” – when the meeting occurred in pre-programmed cells as aggregated product area and the feedback “RODADA TERMINADA. TENTEM NA PRÓXIMA.” was presented for meetings outside this area. The aggregated product area was reduced at each shaping phase as follows: 64 cells, 32 centralized cells, 16 centralized cells and 4 centralized cells respectively in phases 2, 3, 4 e 5. Phase 7 to 10 in reshaping condition were equal to shaping condition. Baseline didn’t present feedbacks; and Signalized Extinction presented only negative feedbacks independently of meeting location. The variable under analysis was the aggregated product given by the meeting localization. The five pairs presented variability and stereotype in the meeting localization compatible with each condition demands. Experiment 2 was developed in order to verify if the rise in variability observed during the Signalized Extinction condition was due to feedback presentation or if only Baseline returning would be enough. Another five pairs played in ABAB design and showed similar results to those obtained in Experiment 1.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUm procedimento experimental de modelagem de respostas para seleção do produto agregado em metacontingênciasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPsicologia experimentalen
dc.subject.keywordProduto agregadoen
dc.subject.keywordJogosen
dc.subject.keywordComportamento - avaliaçãoen
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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