Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.author | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-15T20:24:20Z | - |
dc.date.available | 2014-09-15T20:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. História da arte e apropriações contemporâneas: uma metodologia de ensino em construção. In: JORNADA GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL". 9., 2010, Belém. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2010. 16 p. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/trabalhos.html>. Acesso em: 5 set. 2014. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16281 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho procurou refletir sobre a prática de ensino que utiliza obras de artes visuais, indiciadas dentro do vocabulário da arte contemporânea, para a construção de um processo comparativo que explicita leituras, releituras e apropriações de estilos e estéticas visuais do passado. Tal prática mira no confronto entre os elementos da linguagem visual oriundos da tradição classificatória da história da arte ocidental – barroco, maneira, neoclássico, romantismo, modernismo etc. –, apropriados pelos artistas contemporâneos. Nesse confronto explicitam-se usos, jogos, críticas e procedimentos realizados pelos artistas, ao mesmo tempo em que se evidencia a história constitutiva dos valores da disciplina História da Arte dentro do contexto sóciohistórico brasileiro. Para tanto, indica-se nesta pesquisa, em uma primeira abordagem, o uso desse método comparativo na formação de professores, a partir do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Universidade de Brasília, e a produção de conhecimento por meio da História da Arte. Nesse tocante, a prática metodológica abriu outros questionamentos: o estatuto artístico em diferentes momentos históricos; o papel do artista diante das fontes visuais do passado; o sentido de autoria e suas restrições culturais; o processo narrativo do passado por meio de fontes visuais derivadas; a hierarquia dos gêneros e suportes; a circulação e a percepção de obras derivadas; a memória como elemento conceitual mediador; o papel das instituições de arte e sua relação com as instituições de ensino; e, sobretudo; o próprio conceito de apropriação. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | História da arte e apropriações contemporâneas : uma metodologia de ensino em construção | en |
dc.type | Trabalho | en |
dc.subject.keyword | Metodologia de ensino | en |
dc.subject.keyword | História da arte | en |
dc.subject.keyword | Arte e educação | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Artes visuais | en |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento
|