http://repositorio.unb.br/handle/10482/16305
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_PriscilaRodriguesVonGlehn.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A figura de Cristo em personagens de Dostoiévski |
Autor(es): | Glehn, Priscila Rodrigues von |
Orientador(es): | Nuto, João Vianney Cavalcanti |
Assunto: | Dostoyevsky, Fyodor, 1821-1881 Literatura russa Jesus Cristo - personalidade e missão Encarnação |
Data de publicação: | 19-Set-2014 |
Data de defesa: | 14-Mar-2014 |
Referência: | GLEHN, Priscila Rodrigues von. A figura de Cristo em personagens de Dostoiévski. 2014. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar as representações de traços de Cristo em três personagens dostoievskianas – Sônia Marmeládova de Crime e Castigo (1866), o príncipe Míchkin de O Idiota (1868) e de Aliócha Karamázov d'Os Irmãos Karamázov (1880), na tentativa de compreender por que o autor busca aproximar Cristo à imagem e semelhança do homem por meio de personagens que representam uma versão mais humanizada de Cristo. As conclusões deste trabalho mostram que Dostoiévski criou o seu próprio universo religioso essencialmente bíblico e baseado na ética do Sermão da Montanha. Ao buscar a representação do ideal cristão (um homem positivamente belo), que estava na figura do Cristo, ele criou personagens que “inconscientemente” praticam a imitatio christi, ou seja, imitam Cristo em sua pobreza, humilhação, autossacrifício e a compaixão. Esse comportamento se associa a um tipo de kenosis em que o monge imita Cristo e segue literalmente os preceitos dos quatro evangelhos. A partir desses fatos, pode-se inferir uma possível influência do kenoticismo russo no pensamento cristão de Dostoiévski, na criação de suas personagens crísticas, o que pode ser explicado pela forte influência da tradição kenótica no cristianismo russo desde o século XI, com seus primeiros representantes, até meados do século XIX. As aproximações da figura de Cristo à imagem e semelhança do homem talvez se devam à crença de Dostoiévski no Cristo Homem, que se esvaziou de sua divindade para viver na terra como homem e dar o exemplo a ser seguido por toda a humanidade. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this dissertation is to analyze the representation of traits of Christ in three Dostoievskian characters: Sonia Marmeládova, from Crime and Punishment (1866); Prince Myshkin, from The Idiot (1868); and Alyosha Karamazov, from The Brothers Karamazov (1880), in order to understand why the author seeks to bring Christ the image and likeness of man by means of characters who represent a humanized version of Christ. The conclusion shows that Dostoevsky created an essentially biblical and religious universe of his own based on the ethics of the Sermon on the Mountain. In seeking to represent the Christian ideal (a man positively beautiful) as in Christ’s portrait, he created characters who practice a “unconscious” form of imitatio christi, that is, they imitate Christ in his poverty, humiliation, selfsacrifice and compassion. Such behavior is associated with a type of kenosis in which the monk imitates Christ and literally follows the precepts of the four gospels. From these facts, one can infer a possible influence of Russian Kenoticism on Dostoyevsky’s Christian thought in his creation of Christic characters, which can be explained by the strong influence of Kenotic tradition on Russian Christianity since the Eleventh Century, with the first representatives of Russian Kenoticism, until the mid-Nineteenth Century. Approaches to the figure of Christ with the image and likeness of man may be due to Dostoyevsky’s the belief in a humanized Christ, who emptied himself of his divinity to live on Earth as a man, thus setting an example to be followed by the whole mankind. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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