Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1642
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TempoPlantarRepresentacoesSociais.pdf72,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tempo de plantar e tempo de colher : as representações sociais de profissionais de saúde e idosos sobre o processo de envelhecimento
Outros títulos: Time to plant and time to crop: social representationn of health professionals and elderly about the aging processes
Tiempo de plantar e tiempo de cosechar: representaciones sociales de professionales de la salud y ancianos sobre el proceso de envejecimento
Autor(es): Comerlato, Elizete Maria Bachi
Guimarães, Iraci
Alves, Elioenai Dornelles
Assunto: Envelhecimento
Qualidade de vida
Data de publicação: 11-Set-2009
Resumo: O Brasil vive um processo de transição demográfica pelo aumento da longevidade do ser humano. Este estudo descritivo qualitativo investiga as relações entre as visões compartilhadas e a prática dos profissionais de saúde neste processo, no município de Dourados/MS, no ano 2007. Foram entrevistados 10 participantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços de atenção à saúde de idosos. Utilizou-se um software de análise de conteúdo. Os resultados mostram representações sociais divergentes entre as concepções dos participantes, apontando defasagem na assimilação das mudanças ocorridas na realidade do envelhecimento. A falta de qualificação especializada para o cuidado desta população interfere nas práticas de cuidar em saúde, uma vez que o conhecimento científico não se encontra integrado à realidade social. Destacamos a relevância de que os resultados encontrados contribuam para que o conhecimento adquirido acompanhe a evolução da sociedade, como auxiliar no direcionamento de políticas de educação e saúde, integrando o universo consensual e reificado. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Brazil is going through a demographic transition process, because the human being longevity. The present descriptive qualitative study investigates the relation between the partaken overview and the health professionals’ practice in this process. Ten participants were questioned, health professional and the users of the service of health attention. Software of content analyses was used. The results show different social representations between the participants’ concepts, pointing to the fault in the assimilation of the changes occurred in the aging reality, and the necessity of qualification to the health care practices of the elderly. The lack of specialized qualification for the care of this population interferes in the practices of taking care in health, once the scientific knowledge one don't find integrated to the social reality. We detached the relevance that the found results contribute so that the acquired knowledge accompanies the evolution of the society, how to aid in the guide of education politics and health, integrating the consensual universes and science. _____________________________________________________________________________ RESUMEN
Este estudio calificativo descriptivo investiga las relaciones entre las visiones compartilladas y la práctica de los profesionales de salud en este proceso. Fueran entrevistados 10 (diez) participantes, profesionales de salud y usuarios de los servicios de atención a la salud de los ancianos. Se utilizó un software de análisis de contenido. Los resultados muestran representaciones sociales divergentes entre las concepciones de los participantes apuntando un aislamiento en la asimilación de cambios ocurridos en la realidad del envejecimiento. La falta de calificación especializada para el cuidado de esta población interfiere en las prácticas de tener el cuidado en la salud, una vez el conocimiento uno científico no encuentra integrado a la realidad social. Nosotros destacamos la relevancia que los resultados encontraron contribuyen para que el conocimiento adquirido acompañe la evolución de la sociedad, cómo ayudar en la guía de política de educación y salud, integrando los universos consensuales y ciencia.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons