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Título: Entre teatro e vídeo
Autor(es): Roza, Adriano Moreira
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Teatro
Vídeo - arte
Visceralidade
Fotogenia
Data de publicação: 17-Out-2014
Referência: ROZA, Adriano Moreira. Entre teatro e vídeo. 2014. Iii, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo aborda teatro e vídeo a partir dos conceitos de visceralidade (de estudos artaudianos) e de fotogenia (de estudos cinematográficos), conceitos, estes, que se relacionam intimamente posto que partilham dos mesmos ideais, em especial, o ideal de presente como instante incapturável que se dá como interrupção da continuidade temporal passado-futuro. Em qualquer que seja a situação, teatral ou videográfica, a experiência desse instante se dá pelo que Derrida chamou de totalidade dos sentidos. A imagem videográfica, como impacto sinestésico da experiência desse presente instantâneo, possui força semelhante a do próprio impacto causado pela presença do ator vivo em cena. Nesse sentido, não haveria qualquer empecilho para que o vídeo participe do acontecimento teatral como presença viva em potencial. Apresento, então, duas análises de espetáculos onde proponho uma aplicação um pouco mais prática do tipo de percepção conceitualizada anteriormente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study approaches theatre and video from the concepts of viscerality (from artaudian studies) and photogeny (from cinema studies), concepts that are closely related since they share the same ideals, in particular, the ideal of the present as an intangible instant that occurs as an interruption of the temporal continuity past-future. In whatever situation, theatrical or videographic, the experience of that moment happens by what Derrida called the totality of the sense. The videographic image, as the synesthetic impact of the experience of this instant, has similar potency than the one of the impact caused by the presence of the live actor on stage. In this sense, there would be no impediment to the video participate of the theatrical event as a potential living presence. Then I present two analyzes of spectacles where I propose a bit more practical application of the kind of perception previously conceptualized.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
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