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Título: Seguimento de instruções e repertório recombinativo : efeito da formação de classes de equivalência e do tipo de composição dos estímulos
Autor(es): Laporte, Fábio Freire
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Psicologia experimental
Comportamento - avaliação
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: LAPORTE, Fábio Freire. Seguimento de instruções e repertório recombinativo: efeito da formação de classes de equivalência e do tipo de composição dos estímulos. 2014. xiii, 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo avaliou o efeito da formação de classes de equivalência e do tipo de composição dos estímulos no seguimento de instruções treinadas(pseudofrases ditadas ou símbolos abstratos) e de novas instruções formadas pela recombinação de elementos dos estímulos treinados. Participaram do estudo 12 estudantes universitários, distribuídos em três grupos(n = 4). Cadagrupo foi expostoauma dentre três condições experimentais,que se diferenciavam pelo tipo de composição dos estímulos compostos de treino, construídos a partir de uma matriz 6x6 (seis ações e seis objetos não familiares): (1) Diagonal: estímulos compostos de treino sem e com sobreposições entre os elementos (ação e objeto); (2) Sobreposição em Degraus: sobreposição dos dois elementos entre os estímulos de treino (ação e objeto); e (3) Sobreposição em Extremidades: sobreposição de um elemento (ação) e depois do segundo elemento (objeto) entre os estímulos de treino.Todos os participantes foram expostos ao Pré-Teste, a três ciclos de treinos e testes e ao Pós-Teste. Nos dois primeiros ciclos foram realizados treinos e testes com quatro estímulos e no terceiro com três, além de testes com dois estímulos recombinados. Em cada ciclo eram realizados treinos de pareamento ao modelo entre pseudofrases ditadas e vídeos de ações em relação aobjetos (AB) e entre pseudofrases e símbolos abstratos (AC); testes de formação de classes de equivalência (CB e BC), de seguimento de instruções formadas por pseudofrases (AD) e símbolos abstratos (CD), e de imitação (BD); testes de seguimento de instruções recombinadas (AD-r e CD-r) e de discrimnaçõescondicionaisrecombinadas(AB-r e AC-r). Nas três condições foi verificada formação de classes de equivalência e porcentagem de acerto superior a 80% para asrelações testadas no Pós-Teste com estímulos de treino e de recombinação, exceto para dois participantes (das condições Diagonal e Sobreposição em Extremidades). A maioria dos participantes foi capaz de seguir corretamente as instruções formadas por pseudofrases e símbolos abstratos treinados, sendo que para os participantes da condição Diagonal e Sobreposição em Extremidades foram verificados desempenhos menos precisos no Ciclo 1. Os participantes da Condição Diagonal foram capazes de seguir instruções recombinadas (pseudofrases e símbolos abstratos) a partir do Ciclo 2, quando foram utilizados estímulos compostos com sobreposições. Um participante da condição Sobreposição em Extremidades apresentouresultado similar, enquanto o outro apresentou desempenho impreciso em todos os ciclos. Para a Condição Sobreposição em Degrausfoi verificado repertório recombinativo a partir do Ciclo 1. Os resultados mostram o efeito da quantidade de estímulos treinados e da utilização de estímulos compostos de treino, com sobreposição desde o início dos treinos, em repertórios recombinativos de seguir instrução. Estudos futuros devem ser realizados para avaliar a generalidade dos resultados com crianças e com instruções formadas por mais elementos, o que possibilitará o aumento da quantidade de estímulos treinados e de sobreposições. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study investigated the effects of the formation of equivalence classes and of the kind of stimuli composition on the behavior of following trained instructions (dictated pseudo-sentences or abstract symbols) and new instructions composed of the recombination of elements of training stimuli. Twelve undergraduate students were divided in three groups (n=4), each group assigned to one of three conditions, that differed in the kind of composition of training stimuli, according to a 6x6 matrix (six actions and six non-familiar objects): (1): Diagonal: training stimuli with and without overlapping between elements (action and objects); (2) Stepwise: overlapping between both elements of training stimuli; (3) Edgewise: overlapping between one action and all objects, and one object with all actions. All participants were exposed to Pre-Test, three cycles of Training and Testing, and Post-Test. Four stimuli were trained in the first two cycles, three were trained in the third, and there were tests with tworecombined stimuli in all cycles. In each cycle participants were exposed to conditional discriminationsbetween pseudo-sentences and videos of action in relation to objects (AB), and between pseudo-sentences and abstract symbols (AC), equivalence tests (BC and CB), instruction-following tests with pseudo-sentences (AD) and abstract symbols (CD), imitation tests(BD), recombined instructions following (AD-r e CD-r), and recombinative-generalization tests (AB-r and AC-r). Equivalence class formation was observed in all conditions, and scores above 80% were observed in Post-Tests with training and recombined stimuli, except for two participants (Diagonal and Edgewise). Most participants were able to follow instructions composedof trained pseudo-sentences and abstract symbols, though participants from Diagonal and Edgewiseconditionsshowed lower scores in Cycle 1. Participants from Diagonal condition were able to follow recombined instructions in Cycle 2, when overlapping between elements of stimuli was introduced. One participant from Edgwise condition showed similar results, while another participant showed low scores in all cycles. Stepwise condition participants showed recombinative repertoire from Cycle 1. Thesefindings show the effect of the amount of trained stimuli and of overlapping training stimuli from the beginning of trainingon recombined instruction following repertoire. Future studies should be carried with children to investigate the generality of the findings, and stimuli composed by more than two elements may be used to increase the amount of overlapping.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.
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