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Título: Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
Autor(es): Tatagiba, Alessandro Borges
Orientador(es): Silva, Denize Elena Garcia da
Assunto: Educação de jovens e adultos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Letramento
Analfabetismo funcional
Data de publicação: 29-Out-2014
Referência: TATAGIBA, Alessandro Borges. Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas. 2014. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta dissertação resulta de pesquisa de mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília cujo objetivo geral visou à investigação de práticas discursivas e sociais relacionadas aos letramentos na educação escolar de jovens, adultos e idosos, com base no contexto educacional da rede pública de ensino do Distrito Federal. A definição deste objetivo possui um alcance social e outro semiótico. Para as abordagens sociossemióticas, consideramos os problemas de alfabetismo funcional e analfabetismo que, respectivamente, significam deficiências graves na própria formação escolar e situam o Brasil entre os dez países no mundo com a maior taxa de analfabetos. As análises se baseiam no aporte teórico e metodológico da Linguística Sistêmico Funcional – Halliday e Matthiessen (2014); Halliday e Hasan (1989) – e da Análise de Discurso Crítica – na vertente de Fairclough (2001, 2003, 2006, 2010). O aporte metodológico, de abordagem qualitativa, balizou-se pelas categorias linguísticas da Análise de Discurso Textualmente Orientada e da Linguística Sistêmico-Funcional. Os corpora se constituem de dados de natureza etnográfica, com textos de estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e de dados documentais sobre as práticas discursivas educacionais, de âmbito nacional e internacional. Entre os resultados da pesquisa, pudemos constatar discrepâncias e incoerências na cadeia discursiva, principalmente acerca dos letramentos e dos gêneros textuais. Porém, há significativos avanços em relação a livros didáticos cujas propostas consideram ampliar os níveis de letramentos e a compreensão sobre a produção, circulação e consumo dos gêneros textuais. Como finalidade ulterior ao escopo inicial da pesquisa, que os resultados aqui alcançados possam dialogar com outras vozes e trabalhos para, dessa forma, trazer à luz hiatos e barreiras situadas entre os letramentos e as mudanças discursivas e sociais, em prol da real e efetiva inclusão escolar e social de todas as pessoas jovens, adultas e idosas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation results from a research supported by the University of Brasilia Postgraduate programme in Linguistics whose general objective aimed to investigate discursive and social practices related to literacies in school education for youth, adults and seniors, based on the educational context of public schools of the Distrito Federal. This goal has both a social and a semiotic meaning. As far as this socio semiotic point of view is corncern, we consider the problems of illiteracy and functional literacy as serious deficiencies in the school that situates Brazil among the ten countries in the world with the highest rate of illiteracy. The analysis is based on the theoretical and methodological framework of Systemic Functional Linguistics – Halliday and Matthiessen (2014); Halliday and Hasan (1989) – Critical Discourse Analysis – Fairclough (2001, 2003, 2006, 2010). The methodological qualitative approach considered the linguistic categories of the Textually Oriented Discourse Analysis and of the Systemic Functional Linguistics. The corpora includes ethnographic based data, with students written texts from the youth and adult education programme, as well as documentary database on educational discursive practices, from national and international esphere. Among the results, we found discrepancies and inconsistencies in the discursive chain, especially toward literacies and textual genres. However, there are significant improvements in the textbooks whose proposals consider expanding the levels of literacies and of understanding the production, distribution and consumption of texts. As an ulterior purpose, the results may dialogue with other voices and works in order to bring to light gaps and barriers, which underlie between the discursive and social change in favor of a real and effective educational and social inclusion of all young, adult and elderly.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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