http://repositorio.unb.br/handle/10482/16734
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_AngelaMariadeSouza.pdf | 983,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Práticas autoformativas na formação continuada do educador na perspectiva de um sujeito ecológico |
Autor(es): | Souza, Angela Maria de |
Orientador(es): | Pato, Claudia Márcia Lyra |
Assunto: | Professores - formação Corpo e mente Respiração Meditação |
Data de publicação: | 4-Nov-2014 |
Data de defesa: | 24-Set-2014 |
Referência: | SOUZA, Angela Maria de. Práticas autoformativas na formação continuada do educador na perspectiva de um sujeito ecológico. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Tudo está conectado e é parte de um conjunto. Neste sentido, a transformação da cultura
de consumo em cultura de cuidado –consigo mesmo, com o outro e com o ambiente- necessitam ser
reforçadas em toda sociedade e principalmente no campo educativo, considerando sua relevante
influência no processo civilizatório e nas transformações sócio históricas. A vivência e incentivo
aos valores humanos com ênfase na orientação ecológica e sustentável são fundamentais. A formação
continuada do professor é preciosa ferramenta que pode melhor contribuir com este intento. No
entanto, é necessário promover, além das justas reivindicações destes profissionais, a autoformação
destes sujeitos, valorizando melhor sua dimensão pessoal. A noção de Acoplamento Estrutural, na
qual mudanças individuais em nível micro podem interferir em macro transformações, permeia este
trabalho. Neste sentido, este estudo com enfoque qualitativo objetivou investigar as contribuições
das práticas autoformativas corporeidade, respiração e meditação para o processo de formação
continuada do professor considerando os princípios do Sujeito Ecológico, o qual se sustenta em
ideias sócio ambientais. Os aportes teóricos deste trabalho envolvem principalmente a visão
sistêmica e transdisciplinar na qual um de seus fundamentos é a Teoria da Complexidade entremeada
pela discussão acerca da auto/hetero/eco formação. É uma pesquisa participante que utilizou como
método, oficinas, roda de conversa, entrevista, questionário aberto e diário de campo. Os sujeitos
da pesquisa foram onze professores, três homens e oito mulheres, de uma instituição pública de
ensino fundamental situada em Taguatinga-DF, com idade entre 31 e 50 anos. Os resultados revelaram
que os participantes acreditam que atividades autoformativas como meditação e outras podem auxiliar
a formação pessoal, social e ambiental contribuindo com a formação continuada. Observou-se valores
de abertura à mudança e a constituição de um comportamento ecológico, também denominado pró
ambiental, que se caracteriza por atitudes sustentáveis e biocêntricas. Concluímos que as
atividades propostas podem promover benefícios revitalizando o sistema auto-eco- organizativo e
funcionar como práticas preventivas. São atividades restauradoras psicofísicas e de
autoconhecimento e favorecem o diálogo do sujeito com seu corpo, mente e psiquismo instigando
processos de individuação e pertencimento. Este fato qualifica os relacionamentos pessoais, sociais
e ambientais acoplando estruturas dantes separadas. Destarte, elas podem contribuir com a formação
continuada do professor e
consequentemente com o processo educativo. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Everything is connected and is part of a set. In this sense, the transformation of consumer culture culture of care -consigo even with each other and with the environment-need to be strengthened in every society and especially in the educational field, considering its significant influence in the civilizing and historical transformations in partner. The experience and promotion of human values with emphasis on ecological and sustainable direction are essential. Continuing education teacher is valuable tool that can best contribute to this purpose. However, it is necessary to promote, beyond the just demands of these professionals, the self-training of these individuals, valuing their personal best dimension. The notion of structural coupling, in which individual changes at micro level may interfere with macro transformations, permeates this work. Thus, this study with qualitative approach aimed to investigate the contributions of autoformativas practices corporeality, breathing and meditation to the process of continuing teacher education considering the principles of Ecological Subject, which is sustained by social environmental ideas. The theoretical contributions of this paper mainly involve the systemic and transdisciplinary vision in which one of its foundations is the Complexity Theory interspersed by discussion about the auto / hetero / eco training. It is a participatory research method as that used, workshops, conversation wheel, interview, questionnaire and open field diary. The subjects were: eleven teachers, three men and eight women, a public institution of elementary school located in Wansbeck-DF, aged between 31 and 50 years. The results revealed that participants believe autoformativas activities like meditation and others can help the personal, social and environmental training contributing to continuing education. Observed values of openness to change and the establishment of an ecological behavior, also called environmental pro, which is characterized by sustainable attitudes and biocêntricas. We conclude that the proposed activities may promote benefits revitalizing the self-organizational eco-system and serve as preventive practices. Are psychophysical and self-restorative activities and promote dialogue between individuals and their body, mind and psyche instigating processes of individuation and belonging. This fact qualifies the personal, social and environmental relationships before engaging structures separated. Thus, they can contribute to the continuing education of teachers and consequently with the educational process. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.