http://repositorio.unb.br/handle/10482/16746
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_NubiaReginaMoreira.pdf | 874,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A presença das compositoras no samba carioca : um estudo da trajetória de Teresa Cristina |
Autor(es): | Moreira, Núbia Regina |
Orientador(es): | Farias, Edson Silva de |
Assunto: | Compositores Samba Teresa Cristina Rio de Janeiro (Estado) Cantores - biografia |
Data de publicação: | 4-Nov-2014 |
Data de defesa: | 29-Jun-2013 |
Referência: | MOREIRA, Núbia Regina. A presença das compositoras no samba carioca: um estudo da trajetória de Teresa Cristina. 2013. 132 f. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O objetivo da nossa pesquisa foi investigar o processo que conformou a formação de uma geração de sambistas cariocas nos anos de 1990, tomando como objeto o estudo das trajetórias de profissionalização de compositoras no campo do samba, espaço majoritariamente masculino. Analisamos quais as posições que elas têm ocupado e ocupam neste espaço, elucidando quais foram as disposições fundamentais para sua inserção no campo. Nossa pesquisa focou as relações profissionais e pessoais do universo do samba através da trajetória de Teresa Cristina, priorizando destacar os critérios estabelecidos pelas relações inerentes à geração a que ela pertence, e pelo habitus trazido de sua origem, isto é, os recursos e capital político, social, musical que, no interior do samba, serviram como baliza para definir escolhas e áreas de atuação. A noção de campo de orientação bourdieusiana nos ajudou a elucidar que as trajetórias são construídas através de um processo de negociação e manobras onde se manifestam energias, dilemas, tensões e pulsões, devido aos posicionamentos assimétricos de seus membros ao longo do processo de desenvolvimento do samba como campo musical. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of our research was to investigate the process which shaped the formation of a generation of samba singers in Rio in the 1990s, by taking up as its object the study of the trajectories of professionalization of composers in the field of samba, a mostly-male space. We analyzed which positions they have occupied and occupy within this space, by elucidating which were the basic dispositions for their inclusion in the field. Our research focused on the professional and personal relationships of the samba universe through the trajectory of Teresa Cristina, by firstly highlighting the criteria established by the relationships inherent in the generation which she belongs to, and the habitus brought from her origins, that is, the resources and the political, social and musical capital which, inside the samba, served as a yardstick to define choices and areas of expertise. The notion of orientation field by Bourdieu helped us to clarify that the trajectories are constructed through a process of negotiation and maneuvers where energies, dilemmas, tensions and pulsions manifest themselves due to asymmetric positioning of their members throughout the process of development of samba as a musical field. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ Le but de notre recherche a été d'étudier le processus qui a façonné la formation d'une génération de sambistes à Rio dans les années 1990, en prenant pour objet l'étude des trajectoires de professionnalisation du domaine des compositeuses de samba, un espace surtout masculin. On a analysé quelles positions elles ont occupé et occupent dans cet espace, en élucidant quelles étaient les dispositions fondamentales pour leur inclusion dans le champ. Notre recherche a mis l'accent sur les relations professionnelles et les personnes de l'univers de la samba à travers la trajectoire de Teresa Cristina, en donnant la priorité à mettre en évidence les critères établis par les relations inhérentes à la génération à laquelle elle appartient, et par l'habitus apporté de ses origines, c’est à dire, les ressources et le capital politique, social, musical qui, au sein de la samba, ont servi comme un critère pour définir les choix et les domaines d'expertise. La notion de domaine d'orientation bourdieusienne nous a permis de préciser que les trajectoires sont construites à travers un processus de négociation et des manœuvres où se manifestent des énergies, des dilemmes, des tensions et des pulsions grâce aux positionnements asymétriques de leurs membres tout au long du processus de développement de la samba en tant que domaine musical. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.