http://repositorio.unb.br/handle/10482/16749
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_DaylyneMaerlaGomesLimaSandoval.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise das implicações logísticas, contábeis e financeiras da escolha do serviço de transporte |
Outros títulos: | Analysis of the logistic, accounting and financial implications in the choice of transport service |
Autor(es): | Sandoval, Daylyne Maerla Gomes Lima |
Orientador(es): | Granemann, Sérgio Ronaldo |
Assunto: | Transporte rodoviário de carga - empresas Transporte rodoviário de carga - aspectos econômicos Serviço de transportes |
Data de publicação: | 4-Nov-2014 |
Data de defesa: | 28-Mai-2014 |
Referência: | SANDOVAL, Daylyne Maerla Gomes Lima. Análise das implicações logísticas, contábeis e financeiras da escolha do serviço de transporte. 2014. xi, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Para que a empresa embarcadora consiga atingir elevado nível de serviço logístico ao menor custo possível e operar de forma eficaz, é necessário que conheça as implicações de suas escolhas. A análise das implicações da escolha do serviço de transporte é fundamental tanto para a empresa embarcadora quanto para o prestador desse serviço.Com o intuito de contribuir para a compreensão das escolhas dos embarcadores em relação ao serviço de transporte rodoviário de cargas, esta dissertação estuda esse mercado, bem como o dos prestadores de serviço de transporte, além de propor uma metodologia para análise das implicações logísticas, contábeis e financeiras. Para tanto,são consideradas três alternativas de serviço a serem utilizadas pelo embarcador: frota própria, transporte terceirizado e operador logístico. A metodologia desenvolvida, com base em uma abordagem teórica e aplicando técnicas de análise multi critério, oferece apoio para a difícil e complexa tarefa de escolher o serviço de transporte e avaliar as diversas implicações envolvidas no problema. Os resultados da aplicação metodológica mostram, em função das implicações, as distintas preferências de serviço de transporte.Foram apresentadas, ainda, as importâncias relativas das implicações e dos indicadores nesse processo de escolha, proporcionando subsídios para a tomada de decisão dos embarcadores e a estruturação de novas estratégias de oferta por parte dos prestadores de serviço de transporte. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT For the shipper company achieve high level of logistical service at the lowest possible cost and operate in an effective way it is necessary to know the implications of its choices. The analysis of the implications of the choice of transport services is essentialto both the company as a shipper and the service provider. Aiming to contribute to theunderstanding of the choices of shippers in relation to road freight transportation, thisthesis studies such market, as well as the transport service providers, and proposes amethodology to analyze the logistic, accounting and financial implications. In thispurpose, three alternatives of services that the shipper can use were considered: ownedfleet, outsourced transportation and logistics operator. Based on a theoretical approachand applying multiple criteria analysis techniques, the methodology provides supportfor the difficult and complex task of choosing the transportation service and evaluatingthe various implications involved in the problem. The results of the methodologicalapplication demonstrate, according to the implications, the various preferences oftransportation service. Furthermore, the relative importance of the implications and therelated indicators in that selection process were presented, providing subsidies fordecision making of the shipper and for the transportation service provider to structurefurther strategies. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.