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Título: Quando as bicicletadas invadem as cidades : encontros e aprendizados
Autor(es): Machado, Fernanda Rachid
Orientador(es): Martins, Leila Chalub
Assunto: Movimentos sociais
Aprendizagem
Educação
Bicicletas
Cidades e vilas
Data de publicação: 10-Nov-2014
Referência: MACHADO, Fernanda Rachid. Quando as bicicletadas invadem as cidades: encontros e aprendizados. 2013. ix, 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As Bicicletadas também conhecidas como Massas Críticas, inspiradas no Critical Mass, são encontros mensais realizados em espaços públicos reunindo principalmente usuários da bicicleta como meio de transporte que lutam pelo direito à cidade. Este trabalho tem como objetivo compreender o fenômeno das bicicletas e Bicicletadas no Brasil a partir de contextos históricos sociais, ressaltando os aspectos políticos e pedagógicos que as constituem através do uso cotidiano e na participação nos coletivos. E, ainda, verificar os processos de auto aprendizado e aprendizagem coletiva emergentes, investigar as contribuições para a (trans)formação dos sujeitos e das cidades e fazer ecoar as vozes dos participantes das Bicicletadas. Caracteriza-se como uma pesquisa participante e etnográfica na medida em que são analisadas situações em contextos e períodos diversos a partir das vivências com o grupo. Para isso a pesquisa está dividida em duas partes, sendo a primeira uma análise ampla do movimento, a constituição nas cidades, a organização e razão de ser do grupo. A segunda, um estudo de caso sobre a Bicicletada na cidade de Brasília, onde são consideradas as falas, os produtos e ações do coletivo para a descrição dos processos pedagógicos, educacionais e de aprendizagem. Como recursos metodológicos foram realizadas uma roda de conversa com participantes das Bicicletadas de algumas cidades, análise documental da história desse movimento no Brasil e a observação participante. Dentre as conclusões obtidas destacam-se as Bicicletadas como espaços plurais constituídos de sujeitos singulares que tem em comum a utopia e a alegria para a realização dos encontros que são a própria práxis. Revela-se, portanto, uma educação emancipatória, em que os sujeitos têm a possibilidade de serem atores e autores das suas histórias e multiplicadores de atitudes de amor ao mundo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Critical Mass, also known as Bicicletada in Brazil are monthly meetings that occur in public spaces with urban bicyclists who are right to the city advocates. The objectives of this work is understand the bicycle and Critical Mass phenomenon in Brazil from social historical contexts, highlighting politics and pedagogic aspects that constitute them through everyday use and in the collective participation. Also want to check the self-learning and collective learning emerging process and investigate the contributions to the subject and to the cities (trans)formation. It is a participative and ethnographic research as situations in multiple contexts and times are analysed from experiences with the group. For this, the study has two parts. In the first is a broad analysis of the movement, it´s beginning in the cities, the organization and purpose of the group. The second part, a study about Brasília’s Bicicletada where the chats, the products and the actions of collective are considered for description of pedagogic, educational and learning processes. Methodologically, was performed one round of conversation with Bicicletada participants of few cities, documental analysis of this movement’ history in Brazil and the participant observation. In conclusions stand out Critical Mass as plural spaces with unique subjects that have in common the utopia and the joy to carry out meetings that are their own praxis (reflection and action). Reveals itself, therefore, an autonomous education, in which subjects have the possibility to be actors and authors of their stories and multipliers of attitudes of love to the world.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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